02/07/2013
Vale do Sinos.org | valedosinos.org
Geral
Clipado em 02/07/2013 18:33:52
Com impressora 3D, estudantes constroem tartaruga-robô em Novo Hamburgo
Chamado de Champ, projeto é utilizado em aulas de Educação Tecnológica com estudantes da educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental. Impressora foi adquirida para alunos da área de robótica.

Em forma de tartaruga, um robô: este é Champ, que responde a comandos dados pelo computador, se movimenta para todos os lados, acende os olhos e emite sonse foi criado com uma impressora 3D em um colégio hamburguense.

A tartaruga-robô foi construída por estudantes da área de robótica do Colégio Marista Pio XII. O processador interno de Champ e um transmissor wireless é que permitem que os comandos sejam obedecidos.

Por trás da máquina, ficam alunos da educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, durante as aulas de Educação Tecnológica. Os pequenos aprendem a trabalhar com conceitos de lateralidade, trigonometria e análise de resultados.

O equipamento que produziu o robô utiliza material biodegradável, a partir do milho, nas suas impressões. Foi adquirido em setembro de 2012 para que os estudantes de robótica da instituição pudessem fazer seus próprios materiaisem janeiro deste ano, por exemplo, alguns foram utilizadas no robô que participou da First Robotics Competition, nos Estados Unidos.

No colégio, um aluno do terceiro ano do Ensino Médio produziu uma roda e disponibilizou o modelo na internet, que já foi baixado por mais de 200 pessoas de todas as partes do mundo para ser copiado. O projeto da impressora é de um estudante da Pontifícia Universidade do Rio Grande do SulPUCRS.

Para produzir um objeto em uma impressora 3Ddetalhado e com volume e profundidadeé necessário projetar o modelo por meio de um aplicativo que lide com objetos 3D. Então, é só mandá-lo direto para a impressão, mas existem diversas tecnologias disponíveis.

COMOUma das mais tradicionais ocorre com a sobreposição de diversas lâminas de polímeros. Todas são coladas por meio do conteúdo de um cartucho especial de cola e cortadas em locais específicos, camada por camada. No fim do processo, o usuário precisa apenas destacar as partes remanescentes do bloco principal (como no vídeo abaixo).

Informações de Imprensa Pio XII e Tecmundo

FOTO: divulgação / Pio XII

Assuntos: análise de resultados, Champ, Colégio Marista Pio XII, como funciona impressora 3D, Educação Tecnológica, First Robotics Competition, impressora 3D, impressora 3D Novo Hamburgo, impressora 3D PUCRS, lâminas de polímeros, lateralidade, Novo Hamburgo, Pontifícia Universidade do Rio Grande do Sul, PUCRS, robô, robô Novo Hamburgo, robótica, robótica educação infantil, robótica ensino fundamental, robótica Novo Hamburgo, robótica Pio XII, tartaruga-robô, trigonometria, vídeo impressora 3D