23/04/2013
Pauta Social | pautasocial.com.br
Geral
Clipado em 23/04/2013 20:17:49
FÓRUM DE MUDANÇAS CLIMÁTICAS REUNIU QUASE 300 PESSOAS

Evento Internacional foi realizado em Porto Alegre

Quase 300 pessoas lotaram o auditório do Sheraton Hotel nesta terça-feira, 23, para assistirem às apresentações de autoridades nacionais e internacionais durante o 2º Fórum Internacional de Mudanças Climáticas das Cidades de Baixo Carbono. O evento é uma promoção da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) e do Instituto Latino-Americano de Desenvolvimento Econômico e Social (Ilades).

Os trabalhos começaram pela manhã, com abertura oficial do prefeito em exercício, Sebastião Melo. Houve palestras de representantes do Ministério das Cidades da Secretaria de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, da Embaixada Britânica e também do titular da Smam, Luiz Fernando Záchia.

Exemplos de sucesso - No turno da tarde, o público assistiu a palestra sobre a participação do Banco Mundial no crescimento do Brasil, proferida pelo coordenador de Operações Setoriais no Brasil em Desenvolvimento Sustentável, Gregor Wolf,  e conheceu o case da cidade do Rio de Janeiro, apresentado pela pesquisadora do Laboratório Interdisciplinar de Meio Ambiente, Flávia Carloni.

A apresentação de exemplos de sucesso continuou com a pesquisadora do Núcleo de Economia Socioambiental da Universidade de São Paulo, Juliana Speranza, que falou da experiência do Observatório na Agenda de Harmonização das Políticas de Mudanças Climáticas no Brasil. O pesquisador do Centro de Política Internacional em Energia e Meio Ambiente da Universidade do Texas apresentou o case da cidade de Austin.

Encerrando o evento, houve exposição dos cases da empresa Celulose Rio-grandense, pelo diretor-presidente, Walter Nunes, da Sulgás, em relação ao uso de gás natural em veículos pesados, com o coordenador de Novos Negócios, Guilherme Cabral, da empresa Revita Engenharia Sustentável, apresentada pelo gerente operacional, Diego Nicoletti, e, encerrando os trabalhos, ocase da vinícola chilena Concha y Toro, apresentado pela subgerente de Desenvolvimento Sustentável, Valentina Lira.

Fórum Internacional de Mudanças Climáticas - a segunda edição do evento foi organizada pela Work - Consultoria e Projetos em Gestão da Qualidade e Meio Ambiente, com apoio institucional do governo federal, Ministério do Meio Ambiente, Ministério das Cidades, governo do estado do Rio do Grande do Sul/Secretaria Estadual do Meio Ambiente, Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul/Ecojus, Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul, Prefeitura Municipal de Porto Alegre, Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro/Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Embaixada Britânica em Brasília, United States Consulate General de São Paulo, Fepam, Ajuris, Escola Superior da Magistratura, OAB/RS, Copp/UFRJ, PGQP, Câmara Brasil Alemanha Porto Alegre, Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), Qualidade RS, Instituto Ethos e  Ellera Comunicação Gráfica. O patrocínio é da Fundação Konrad Adenauer Stiftung, Viação Ouro e Prata/Catsul, Celulose Rio-grandense, Sulgás, Multiplan, Procempa e Oi.