01 de Dezembro de 2018
  • Zero Hora
  • Vida
  • P. 12
  • 125.00 cm/col

Por que vomitamos

Vomitar é desconfortável e até um tanto nojento, mas é também um mecanismo de defesa importante para 0 organismo. entenda como o processo funciona

COMO OCORRE

1 O estômago é o primeiro órgão do aparelho digestivo que participa da digestão dos alimentos. Ele é sustentado por série de músculos e nervos sensoriais — entre eles, o nervo vago, que começa no bulbo e se estende até a região abdominal.

2 Quando comemos demais ou ingerimos um alimento que não fez bem, os receptores sensoriais do nervo vago enviam uma mensagem para a região do tronco encefálico (um dos componentes do sistema nervoso central), alertando que há um problema.

3 A mensagem chega ao bulbo, o "gatilho do vômito". E ele que envia sinais nervosos, provocando a contração dos músculos da região abdominal, movimento que nos faz vomitar.

POR QUE VOMITAMOS QUANDO...

Colocamos o dedo na garganta

Isso pressiona uma das terminações do nervo vago e estimulo o bulbo, que dispara o gatilho para provocar o vômito.

Bebemos demais

O álcool agride o estômago e é prejudicial ao sistema nervoso. Por isso, o cérebro entende que o líquido precisa ser eliminado do corpo e ativa os mecanismos que causam o vômito.

Vemos ou cheiramos algo

Um cheiro ou imagem desagradável pode ativar o sistema nervoso, que entende que é preciso se defender por meio do vômito. Essa reação varia de pessoa para pessoa.

Na gravidez

A gestação causa um grande desequilíbrio hormonais, que afeta os sistemas nervoso e digestivo.

Fontes: Carlos Francesconi, professor e médico do Serviço de Gastroenterologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, e Marta Brenner Machado, gastroenterologista do Hospital São Lucas e professora da PUCRS.