28 de Março de 2019
  • Jornal do Povo
  • Cidade
  • P. 4
  • 170.00 cm/col

Água da Corsan no Piquiri

POÇO DA PREFEITURA SERÁ DESATIVADO Investimento de R$ 600 mil beneficiará 179 famílias

Em uma solenidade que se encerrou com brinde com água da Corsan, a estatal inaugurou oficialmente ontem a encampação da rede de abastecimento da comunidade rural de Vila Piquiri. O investimento na perfuração do poço artesiano, na aquisição de reservatório e nos encanamentos foi de R$ 600 mil e beneficiará 179 famílias. Até ontem já haviam sido conectados à rede da Corsan em torno de 40 hidrômetros no Piquiri e cerca de outros 100 clientes já estão na fila da instalação. A média está sendo de 10 ligações de rede efetuadas ao dia por uma equipe da Corsan.

A gerente da unidade da Corsan de Cachoeira, Luciane Roznieski, destaca que a utilização da água da estatal não é obrigatória e que a ligação depende do pedido do cliente. "É preciso solicitar o serviço junto à Corsan, assim como é feito em qualquer outra ligação de água", observa. Quem não quiser pagar a conta da água pode optar, por exemplo, pelos poços caseiros, que já são usados para abastecimento em parte das residências do Piquiri. A rede encampada pela Corsan é da moradias a custo zero. O poço da Prefeitura será desativado dentro de aproximadamente 30 dias, depois que a estatal concluir as ligações de todos os pedidos recebidos da localidade. A Prefeitura mantém um funcionário no Piquiri para o tratamento da água que vem de um poço artesiano localizado na área habitada. Já o poço da Corsan fica a cerca de 2,5 quilômetros da vila, na BR 290."A água da Corsan tem maior qualidade e passa por criterioso processo de tratamento", ressalta Luciane.

TRÊS MESES GRÁTIS

Por solicitação da Prefeitura, os primeiros três meses de consumo serão grátis para os moradores do Piquiri. O benefício é para que os clientes que costumavam, esbanjar a água, que era de graça, se habituem a consumi-la de forma consciente. O reservatório da Corsan no Piquiri tem capacidade para 50 mil litros d'água. A estatal estima que este volume é suficiente para o abastecimento da localidade por pelo menos 12 horas em casos de falta de energia elétrica para puxara água do poço para o reservatório.

O QUE O JP VIU
Solenidade da Corsan no Piquiri
(Ver imagem)