07 de Outubro de 2019
  • Portal Exame
  • Geral

As 20 melhores universidades do Brasil, segundo ranking da Folha

O Ranking Universitário Folha (RUF) é uma avaliação anual de institutos públicos e privados de ensino de todo o país. Confira:

Estudante universitário (jacoblund/Thinkstock)

São Paulo - A Universidade de São Paulo (USP) mantém a liderança como a melhor instituição do país, segundo o Ranking Universitário da Folha de 2019 (RUF). No ano anterior, a USP voltou ao topo após dois anos perdendo a posição para a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Neste ano, a UFRJ caiu para o terceiro lugar e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) subiu dois lugares e ocupou a segunda posição. É a primeira vez desde a criação do RUF, em 2012, que duas universidades estaduais paulistas ficam com os dois primeiros lugares da lista.

No entanto, a diferença entre o segundo e o terceiro lugar foi de apenas 0,09 pontos. Em ranking semelhante internacional, divulgado pela revista Times Higher Education (THE), as duas primeiras colocadas também aparecem na mesma ordem  A USP ficou posicionada na faixa de 251-300 de mais de 1.300 universidades em todo mundo.

O Ranking Universitário Folha (RUF) é uma avaliação anual de institutos públicos e privados de ensino de todo o país utilizando bases de dados e pesquisas de opinião. Para essa edição, todas as universidades ativas do país foram avaliadas, um total de 197 instituições.

O resultado depende de cinco componentes: ensino, pesquisa, mercado, inovação e internacionalização.

A maioria das instituições que aparecem no ranking se concentra nas regiões Sul e Sudeste do Brasil. Apenas São Paulo e Rio de Janeiro representam quase metade da lista.

No top 10 do ranking, a Universidade de Brasília e a Universidade Federal de Pernambuco mantiveram suas posições de 2018 e foram as primeiras fora do eixo Sul-Sudeste.

Entre as instituições privadas, a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) é a primeira a aparecer no ranking, em 18º lugar.

Com a avaliação das carreiras com maior número de ingressantes, a RUF deste ano teve uma novidade na avaliação do curso recordista de ingressante desde 2016: Direito. E a aprovação no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) também foi analisada.

Segundo o jornal, apenas 6% dos cursos conseguem aprovar mais de 50% dos alunos na OAB. A Unesp, que ficou em 6º lugar na lista, teve a maior aprovação de seus alunos, com 74,06%.

Confira a lista das 20 melhores universidades públicas e privadas, segundo a RUF 2019: Nome da instituição Estado 1 Universidade de São Paulo (USP) São Paulo 2 Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) São Paulo 3 Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Rio de Janeiro 4 Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Minas Gerais 5 Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Rio Grande do Sul 6 Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) São Paulo 7 Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Santa Catarina 8 Universidade Federal do Paraná (UFPR) Paraná 9 Universidade de Brasília (UNB) Distrito Federal 10 Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Pernambuco 11 Universidade Federal do Ceará (UFC) Ceará 12 Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) São Paulo 13 Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) Rio de Janeiro 14 Universidade Federal da Bahia (UFBA) Bahia 15 Universidade Federal de Viçosa (UFV) Minas Gerais 16 Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) São Paulo 17 Universidade Federal Fluminense (UFF) Rio de Janeiro 18 Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) Rio Grande do Sul 19 Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC Rio) Rio de Janeiro 20 Universidade Federal de Goiás (UFG) Goiás