02 de Janeiro de 2019
  • Zero Hora
  • Obituário
  • P. 29
  • 24.00 cm/col

Gilberto Loureiro Ferreira

O médico anestesiologista Gilberto Loureiro Ferreira morreu em 9 de dezembro, aos 83 anos, vítima de câncer, em Porto Alegre.

Formado pela PUCRS em 1967, mudou-se para São Paulo, onde foi aluno de Kentaro Takaoka, também médico anestesiologista. Os dois criaram novas técnicas de circuitos de anestesia.

Ao longo da carreira, fez parte da Sociedade Brasileira de Anestesiologia e atuou como diretor do corpo cirúrgico de anestesia da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. Foi também frater, grão-mestre e soberano grão- mestre da Antiga e Mística Ordem Rosacruz (Amorc), por mais de 50 anos.

Giba, como era chamado pelos colegas, teve papel de destaque no Hospital Moinhos de Vento, conforme relatam os familiares. Pelos mais de 30 anos de serviços, recebeu uma premiação por honra ao mérito, cedida pela direção do hospital. O nome do médico está talhado em um mural ao lado de outros colaboradores.

Ferreira deixa a mulher, a escritora Vera Regina Scheleck, sobrinha do cantor Teixeirinha, e o irmão João Loureiro Ferreira, desembargador e ex-presidente do Tribunal de Alçada, além do filho, Alexandre, do neto, Guilherme, e de sobrinhos e cunhadas.