18 de Novembro de 2019
  • Zero Hora
  • Artigos
  • P. 23

Universidade Empreendedora ou de Empreendedores?

No início dos anos 2000, o conceito de universidade empreendedora começou a ser discutido, tendo como base as universidades que possuem forte ligação com o mercado e a indústria. Isso facilitou a aplicação prática das pesquisas realizadas. Porém um novo momento das universidades e do mercado faz com que tenhamos que discutir esse conceito.

Uma das formas que encontramos atualmente na transferência do conhecimento gerado nas universidades é a criação de startups por alunos (de graduação ou pós), tendo como produto ou serviço algo que gere valor imediato à sociedade. Neste contexto, as universidades devem incluir no seu portfólio o desenvolvimento do empreendedor. Assim, elas se tornarão um grande celeiro de empreendedores.

Se analisarmos as grandes mudanças que estão impactando a sociedade, temos exemplos como o Facebook, criado por aluno de Harvard, com conhecimento das aulas do curso de graduação do empreendedor. No Brasil, temos o Buscapé, antigo site de buscas criado por alunos da USP.

Mas o que as universidades estão fazendo para ajudar no desenvolvimento desses empreendedores? Será que ainda estão preocupadas em formar profissionais que serão absorvidos por empresas? Ou já estão estruturadas para oferecer uma linha de formação empreendedora aos alunos, independentemente do curso escolhido?

Na PUCRS, esta transformação de uma universidade empreendedora para uma universidade de empreendedores já está acontecendo. O Track Startups é uma iniciativa que busca integrar ações e curricularizar o empreendedorismo em quatro pilares: disciplinas dos cursos de gradua- ção; eventos relacionados ao tema empreendedorismo; atendimento aos alunos empreendedores, e programas de fomento e desenvolvimento de negócios.

Isto é realizado unindo a força do conhecimento técnico trabalhado pelas escolas da universidade: Negócios; Politécnica; Medicina; Ciências da Saúde e da Vida; Comunicação, Artes e Design; Direito; e Humanidades, com o trabalho do Idear - Laboratório Interdisciplinar de Empreendedorismo e Inovação da PUCRS e do Tecnopuc, um dos principais parques tecnológicos do país, com mais de 170 organizações e mais de 7 mil pessoas.

Esta união e pensamento focado no desenvolvimento do empreendedor trazem uma nova e promissora perspectiva para a PUCRS na sua missão de desenvolver a sociedade.

Líder do Tecnopuc Startups leandro.pompermaier@pucrs.br
LEANDRO POMPERMAIER