Acesse a Rede Sapiens e aperte o play. Já estão no ar os primeiros oito vídeos selecionados pela FAPERGS para integrarem a plataforma que teve origem no trabalho do Pacto Alegre, liderada pela uMov.me Arena. A ideia é valorizar a produção científica do Rio Grande do Sul e apoiar a transformação digital do nosso estado.
Os primeiros vídeos não tem um perfil definido. Tem de várias áreas, de homens e mulheres e representantes de mestrado ou doutorado de seis universidades gaúchas (PUCRS e UFCSPA possuem dois cada). Os temas vão desde a comunicação digital de hospitais acreditados, passam por crowdfunding, HIV, design e chegam a uma instigante influência de superheróis como modelos de resiliência em crianças e adolescentes em situação de risco.
Projeto de Gerson Weschenfelder trata sobre crianças e adolescentes em situação de risco
Mestres e doutores podem participar
No mesmo site você tem as orientações de como enviar seu vídeo para a Rede Sapiens. A duração máxima é de três minutos e em linguagem que facilite a compreensão do objeto de estudo. Além de aproximar a universidade com o mercado, o projeto vai premiar aqueles mais demandados pelas empresas.
Opinião do Blog do André Machado
Um dos propósitos do Pacto Alegre é justamente valorizar a inteligência produzida no Rio Grande do Sul. Não para exporta-la. É justamente para que sua produção seja valorizada aqui e possa fazer com que o pesquisador não apenas se titule aqui, mas deseje aqui permanecer para ajudar na transformação de Porto Alegre no melhor lugar para se viver. Luto por esta aposta.