19 de Janeiro de 2018
  • O Sul Online
  • Geral
  • P. 40
  • 170.00 cm/col

As praias de Porto Alegre seguem próprias para banho

A Smams (Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade) de Porto Alegre divulgou nesta quintafeira (18), os dados do relatório de balneabilidade para as praias do Lami e de Belém Novo, válidos para este final de semana, 20 e 21 de janeiro. Os dados indicam que todos os pontos estão próprios para banho.

Os resultados são baseados nas últimas cinco análises realizadas pelo Departamento Municipal de Água e Esgotos. A análise da balneabilidade segue o disposto pela Resolução nº 274/2000, do Conselho Nacional de Meio Ambiente, e estabelece que 80% das análises, de um conjunto das cinco últimas amostras, devem apresentar um número de Escherichia coli não superior a 800 NMP/100mL. Na última amostragem, esse valor não pode ultrapassar 2000 NMP/100mL. Além disso, o valor do PH deve manter-se na faixa de 6,0 a 9,0. Por questões de saúde e segurança, a Smams desaconselha o banho em outros locais da orla de Porto Alegre. Confira os pontos analisados:

Belém Novo Posto 1 (Praça Comunal, em frente à garagem da empresa de ônibus): Águas próprias para banho; posto 2 (Praia do Leblon, avenida Beira Rio, em frente à rua Antônio da Silva Só): Águas próprias para banho; posto 3 (Praia do Veludo, em frente à interseção das avenidas Beira Rio, Pinheiro Machado e rua Antônio da Silva Só): Águas próprias para banho. Lami Posto 1 (acesso pela rua Luiz Vieira Bernardes, em frente à segunda guarita de salva-vidas):

Águas próprias para banho; posto 2 (acesso pela rua Luiz Vieira Bernardes, em frente à primeira guarita de salvavidas): Águas próprias para banho; posto 3 (avenida Beira Rio, em frente ao nº 510): Águas próprias para banho. Restinga A Smed (Secretaria Municipal de Educação) está promovendo até 9 de fevereiro, atividades de verão no Cecores (Centro de Comunidade Restinga). Participam da programação alunos de cinco escolas da região Sul de Porto Alegre, que são próximas ao local:

Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Dolores Alcaraz Caldas; Emef Mario Quintana; Emef Professor Larry José Ribeiro Alves; Emef Senador Alberto Pasqualini; e Emef Deputado Lidovino Fanton. Estão sendo realizadas, desde o início da semana, oficinas de arte e cultura com base em projetos afrocentrados desenvolvidos na região e também atividades de esporte e lazer nas piscinas do Cecores.

A programação é dirigida a estudantes a partir de 9 anos, que deverão ter autorização da família e estar assistidos por um responsável durante os deslocamentos e a permanência nas atividades. As aulas de natação são ministradas por professores do Cecores, que também disponibiliza monitores para acompanhamento das brincadeiras na água, por meio da parceria com a Smed, o centro ainda oferta oficinas de saúde para os responsáveis.

As atividades incluem capoeira, contação de histórias e roda Griot, além de oficinas de turbantes, pinturas étnicas, maculelê, bordado empoderado e simbologia Adinkra, ministradas por professores da rede municipal de ensino. Além da parceria para atividades com alunos da rede municipal de ensino, o Cecores funciona como um espaço de lazer para a comunidade da Restinga, mantido pela prefeitura e inaugurado em 1972.