30 de Junho de 2020
  • Correio do Povo
  • Arte & Agenda
  • P. 19
  • 88.00 cm/col

Letras para ver e ouvir nas redes

Escritores, críticos, atores e atrizes analisam, leem e falam virtualmente de contos e romances

O que lemos, vemos e ouvimos pode ser um remédio para o desassossego durante a pandemia. A palavra falada está a encurtar distâncias e ampliar conhecimentos por postagens de escritores e leitores que passaram a partilhar suas leituras em vídeos, como uma forma de aplacar a solidão pessoal e a dos outros também. Outro segmento que ganhou destaque são os áudios de livros ou de trechos de textos. Ambos oferecem a facilidade de ouvir narrativas, a partir da interpretação de atores. A escritora Conceição Evaristo vem analisando seus livros em sua conta no Instagram (@conceicaoevaristooficial) e também no perfil da Editora Malê (@editoramale). Nas terças-feiras, às 19h, ela faz leituras e comentários, com algum convidado.

O seu livro “Ponciá Vicêncio”, na lista de leituras obrigatórias do Vestibular da Ufrgs 2021, ganhou sua análise em duas postagens ainda disponíveis. A atriz e escritora Elisa Lucinda também promove um sarau no Instagram, aos sábados, às 17h30min. Muita poesia e conversa são feitas. Sua conta é rica de informação e de convidados interessantes. Docentes dos cursos de Escrita Criativa e Letras – Língua Portuguesa da PUCRS criaram o projeto “Hora da Leitura”, com o objetivo de levar a literatura até a casas durante o período de quarentena causada pela Covid-19. Os áudios de textos de autores, como Mario Quintana, Paulo Leminski, Ana Miranda, Murilo Mendes, são gravados pelos professores. Para ter acesso ao material, basta conferir a playlist no YouTube da PUCRS. A atriz Mel Lisboa, aos sábados, ao meio-dia, lê contos brasileiros, em sua conta no Instagram (@mellisboa). Ela escolheu dar voz aos contos do livro “Os 100 Melhores Contos Brasileiros”, de Ítalo Moriconi. A proposta de Mel é promover a leitura e aplacar os momentos de solidão vividos pelas pessoas. Allan Dias Castro já é conhecido por gravar vídeos de seus poemas. Mesmo com o nascimento da filha e durante a pandemia, ele continua compartilhando versos nas redes sociais. Pelo menos uma vez por semana, posta um vídeo. Em 2018, a poesia de Allan chegou até o Grammy Latino por meio da composição “É Fake” (Homem Barato). Um projeto a ser conferido é “Ler ‘Grande Sertão: Veredas’”, com uma página em redes sociais, na qual são postados vídeos de leituras de trechos do conhecido romance de João Guimarães Rosa.

A realização é de Cláudio Oliveira, Caio Meira e Alberto Pucheu. Já o ciclo de leituras online em homenagem aos 60 anos da escritora Vera Karam, realizado em abril deste ano, ainda está disponível no blog maisteatro.org, com leituras feitas por atores. Vera é referência no Rio Grande do Sul e no Brasil pelo seu humor, inteligência dos seus textos e complexidade psicológica de seus personagens. Quem gosta de narrativas em áudio pode conferir o que duas editoras vêm lançando. A Auti Book oferece em seu catálogo obras de Nelson Rodrigues, como “A Vida como Ela É”, em versão audiobook na voz do ator Milton Gonçalves. O clássico de Ariano Suassuna, “Auto da Compadecida”, pode ser conferido com narração do premiado pernambucano Antonio Nóbrega. E o ator Paulo Betti empresta a sua versatilidade para “O Selvagem da Ópera”, de Rubem Fonseca. A editora sueca Word Audio escolheu um grupo de autores para começar a operar no Brasil. Eduardo Bueno, Sérgio Abranches, Ana Paula Maia, Sue Hecker e Tatiana Amaral foram os eleitos. De Eduardo Bueno podem ser conferidos quatro livros da coleção “Brasilis – A viagem do descobrimento”, “Náufragos, Traficantes e Degredados”, “Capitães do Brasil” e “A Coroa, a Cruz e a Espada”. Outra alternativa de livros somente em áudio pode ser conferida em diferentes plataformas digitais, como o primeiro livro da série “Harry Potter”, que pode ser ouvido de forma gratuita na plataforma Spotify. O ator Daniel Radcliffe deu voz ao primeiro capítulo do romance “Harry Potter e a Pedra Filosofal”. Participam do projeto também os atores Stephen Fry e Dakota Fanning.