06 de Novembro de 2019
  • GaúchaZH
  • Geral

FOTOS: veja como ficou o Salão de Atos da PUCRS, que reabre mais moderno e acessível

Revitalização faz parte de movimento que quer trazer mais eventos culturais para a cidade

Em um movimento que quer aproximar cada vez mais a comunidade da universidade e trazer mais eventos culturais para a cidade, a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) reabriu as portas de seu Salão de Atos na última terça-feira (5). O espaço, que volta a receber formaturas, espetáculos, shows e outros eventos, estava fechado desde junho para obras de revitalização e vem com estrutura robusta para competir com outros espaços culturais da Capital. A execução do trabalho foi feita por profissionais da instituição, com auxílio de consultoria externa e a um custo de R$ 5 milhões.

- Faz parte de um posicionamento estratégico da universidade de investir em desenvolvimento cultural, social, artístico e econômico da cidade. De trazer cada vez mais a comunidade para o campus. Também queremos aproximar os familiares dos estudantes, com o oferecimento de serviços e espaços novos - afirma Alam Casartelli, pró-reitor de Administração e Finanças da PUCRS.

O projeto, que deixou o espaço mais moderno, nasceu da necessidade de fazer adequações de acessibilidade, como rampas, espaços para cadeirantes e assentos especiais. A capacidade de público seguiu praticamente a mesma: cerca de 1,6 mil lugares.

Ainda que a flexibilidade para multiuso não seja uma novidade, Ana Cristina Paskulin, gerente de negócios da universidade, ressalta que um dos diferenciais do novo Salão de Atos são as varas cênicas _ equipamento que permite mudanças cenográficas - automatizadas. Com isso, os cenários podem ser alterados com mais agilidade:

- Antes a gente tinha dificuldades em receber peças teatrais mais complexas quanto a essas mudanças de cenário. Agora podemos receber produções mais robustas.

Outras novidades são três cabines de tradução simultâneas e telas retráteis ao lado do palco. Para completar, a sala teve o piso renovado para um tipo que evita eco reflexivo, camarins foram modernizados e ampliados e as poltronas foram substituídas.

O novo espaço foi elogiado por Maria Bethânia, artista que foi a estrela da reabertura, com o show Claros Breus, e homenageada na mesma noite com o Prêmio Mérito Cultural:

- Que sala linda! O Sul está me tratando muito bem.

No foyer, pouco antes do espetáculo, algumas pessoas sugeriram apenas a disposição de cadeiras para quem espera do lado de fora. Ana disse que está nos planos estudar uma forma de atender a esse pedido.

Segundo Casartelli, a revitalização do Salão de Atos da universidade vem na esteira da inauguração da Rua da Cultura e da parceria com o Grupo RBS na criação do espaço ATL House, em 2018, do Living 360°, em 2019, e da PUC Store - iniciativas todas inclusas no movimento PUCRS 360°.

As ações de aproximação com a comunidade não devem parar por aí. Casartelli adianta que vem algo novo por aí.

- Está previsto nos próximos meses um reposicionamento do Parque Esportivo, em questões de bem-estar e saúde. É algo para março ou abril - relata, sem dar muitos detalhes por ora.