11 de Janeiro de 2018
  • Jornal NH
  • Geral
  • VERÃO
  • P. 30
  • 86.00 cm/col

Descubra as condições de banho pela tela do celular

Fepam lançou ferramenta que facilita a vida de veranistas no Estado

Agora é possível se informar sobre as condições de banho nos balneários gaúchos com apenas alguns diques ou toques. Uma plataforma lançada pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) permite o acompanhamento, em tempo real, da qualidade das águas e das situações de segurança nas praias do litoral norte ao sul, além dos balneários localizados nos interiores dos municípios.

A iniciativa, gratuita, integra o Projeto Balneabilidade e será realizada ao longo do período de veraneio, até o mês de março. Com o objetivo de modernizar o processo de divulgação do monitoramento da Fepam, a ferramenta já pode ser acessada pela população, conforme explica o coordenador do projeto, André Milanez.

"O programa existe há muitos anos, desde a década de 80. Com o passar do tempo, ele foi se adaptando. Antes, a gente publicava os resultados dos relatórios no site da fundação e utilizava placas indicativas nos balneários. Nesse ano, mudamos um pouco. Criamos esse site, com um aplicativo, e retiramos das praias as placas identificando os lugares próprios para banho. Optamos por continuar indicando somente os pontos impróprios", explica o engenheiro químico.

PREVISÃO DO TEMPO
Além dos dados disponibilizados pela plataforma, Milanez acrescenta que há novidades para os próximos dias. "Até essa sexta-feira, queremos incluir mais um serviço, com a informação sobre as condições meteorológicas nos locais em que fazemos as análises. Serão noticiadas a previsão do tempo, a temperatura e a velocidade do vento. Ou seja, é uma facilidade para as pessoas. Estamos colocando essas melhorias para descomplicar a vida dos veranistas", pontua.

FACILIDADE

Não é necessário fazer o download da plataforma em lojas de aplicativos. A ferramenta pode ser acessada pelo computador ou no modo web app. Sem ocupar memória, consumindo menos Internet e operando mesmo em locais com baixo sinal, ao digitar o endereço balneabilidade.rs.gov.br, o serviço já pode ser iniciado. Conforme o sistema do smartphone, por exemplo, Android ou iOS, serão liberadas as instruções para a criação de um atalho ou ícone na tela do celular. Inicialmente, a atualização ocorrerá até o sinal do veraneio, retornando no início do próximo período de coletas, em novembro.

ÚLTIMO RELATÓRIO

A análise mais recente, de 5 de janeiro, apontou oito pontos impróprios para banho no Estado, todos em águas internas. São eles: a Lagoa do Barros, em Santo Antônio da Patrulha; Praia de Passo Real, em Dom Pedrito; Praia Recanto das Mulatas, em Barra do Ribeiro; Balneário Poço das Pedras, em São Francisco de Assis; Balneário Pedro Osório, em Pedro Osório; Praia das Ondinas, em São Lourenço do Sul; e dois pontos em Tapes, o Balneário Rebelo e a Praia do Pinvest.

Fepam analisa água de 79 balneários do RS

Durante 12 semanas consecutivas, a Fepam publica o resultado das análises em 79 balneários gaúchos, divididos em 41 cidades do Rio Gran de do Sul. As avaliações saem sempre às sextas-feiras, representando o acumulado das últimas cinco semanas de coletas. Até 2 de março, é possível acompanhar o projeto, que, no momento, já divulgou quatro relatórios. A quinta pesquisa será veiculada amanhã.

Passo a passo para navegar (Ver imagem)