08 de Outubro de 2019
  • Zero Hora
  • Notícias
  • P. 23

UFRGS e PUCRS entre as melhores do Brasil

Duas universidades gaúchas figuram entre as 20 melhores do Brasil no Ranking Universitário Folha (RUF) 2019, divulgado ontem. A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) aparece em quinto lugar na classificação geral, liderada pelas paulistas Universidade de São Paulo (USP) e Universidade de Campinas (Unicamp).

Já a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), 18ª na classificação geral, é a melhor entre as instituições privadas. Desde 2012, o RUF, do jornal Folha de S.Paulo, analisa as universidades brasileiras nos quesitos pesquisa, ensino, mercado, inovação e internacionalização. As categorias com maior peso na avaliação são pesquisa e ensino. Foram avaliadas 197 instituições em 2019.

Entre as 20 melhores universidades privadas, também se destacam outras cinco instituições do Estado: Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), em quinto lugar (36º no geral), Universidade de Caxias do Sul (UCS), em sexto (42º no geral), Feevale, em 13º (69º geral), Universidade de Passo Fundo (UPF), em 14º (70º geral), e Universidade Católica de Pelotas (UCPel), em 16º lugar (73º geral).