29 de Março de 2023
  • Correio do Povo
  • Ensino
  • P. 8
  • 60.00 cm/col

Tecnologia incentiva e destaca alunos

Projetos curriculares que articulam conhecimento e inovação geram interesse e rendem premiações

Inovação e tecnologia têm integrado, cada vez mais, os currículos escolares. E concursos variados incentivam e destacam estudantes gaúchos.

No Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RS (IFRS), alunos do Ensino Médio conquistaram prêmios na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace) 2023, realizada em SP nos dias 22 e 23/3, com a cerimônia final em 24/3.

O projeto "Biogrape: inovação para tratamento de efluentes têxteis a partir de celulose bacteriana de vinho", da estudante Amanda Ribeiro Machado, obteve 2° lugar em Ciências Agrárias. Com isso, ganhou credencial para participar da Global Environmental Issues (Genius Olympiad), que acontecerá de 12 a 17/6, em Nova Iorque (EUA). Foi ainda 3° colocado no Prêmio de Inovação ASV. E ficou em 1° lugar no Ashland - Student Silver Award.

A aluna Victórya Leal Altmayer Silva foi 2° lugar em Ciências Humanas; e Menção Honrosa do Prêmio "Por um Mundo sem lixo", da iniciativa Movimento Circular. As conquistas são pelo projeto "Eco-socius: jogo educativo sobre a economia circular".

Também com 2° lugar, mas em Ciências Exatas e da Terra, foi reconhecido o projeto "Sustainpads: da concepção ao público", das estudantes Laura Nedel Drebes e Camily Pereira dos Santos. Os três trabalhos foram orientados pela professora Flávia Twardowski, do IFRS/Campus Osório.

O projeto "Reciclagem ecoeficiente do vidro na produção de blocos cerâmicos: uma solução para diminuição do lixo ambiental", de Victoria Zimmer Gomes, orientada pela professora Cínthia Gabriely Zimmer, do Campus Feliz, ficou em 4° lugar em Engenharias. Além destes, participou, pelo IFRS, o projeto "Ativismo político pentecostal nas eleições presidenciais de 2022", da aluna do Campus Bento Gonçalves, Bianca Elizabeth Suthoff Lunkes, orientada pela professora Janine Bendorovicz Trevisan.

DESAFIO LIGA JOVEM. Da Escola Municipal de Ensino Fundamental Saint Hilaire, em Porto Alegre, alunas foram premiadas no "Desafio Liga Jovem". O campeonato nacional é promovido pelo Sebrae e Instituto Ideias de Futuro. As estudantes integram o coletivo "Garotas de Vermelho", ação de empreendedorismo que envolve a venda de kits educativos de saúde menstrual.

O projeto conta com 20 participantes, entre 7 e 16 anos, e foi representado pelas alunas Gabriela Padilha dos Santos, Nathalia Caminha, Jullia Justo e Ketellem Gomes. Com a conquista, o grupo foi convidado para uma missão em Madrid (Espanha).