06 de Dezembro de 2017
  • Zero Hora
  • Rosane de Oliveira
  • P. 8
  • 45.00 cm/col

Vitória da persistência

Uma das pessoas que mais trabalharam para que o projeto do Cais Mauá saia, enfim, das pranchetas ficou discretamente atrás do governador José Ivo Sartori, na hora da foto da entrega da Licença de Instalação. É Edemar Tutikian, que aparece ao lado da secretária do Ambiente, Ana Pellini.

Foram 11 anos desde que o então governador Germano Rigotto o encarregou de buscar uma solução para o cais abandonado. Rigotto, que ontem participou da cerimônia ao lado de Sartori, do prefeito Nelson Marchezan e do ex-prefeito José Fortunati, não conseguiu se reeleger em 2006, mas a governadora Yeda Crusius manteve Tutikian à frente dos estudos que resultaram na Proposta de Manifestação de Interesse e, depois, na licitação para entrega da área à iniciativa privada por 50 anos.

Terminado o governo Yeda, Tutikian foi para a prefeitura de Porto Alegre, como secretário de Projetos Especiais. Continuou acompanhando o processo de licenciamento e ajudou a desatar nós que travavam o andamento do iniciativa.

- Tenho certeza de que agora vai andar. Valeu a pena ter lutado - diz Tutikian, que teve o trabalho reconhecido nos vários discursos.

O ato de entrega da licença mostrou o alinhamento da prefeitura e do governo estadual em defesa da obra.