15 de Outubro de 2020
  • Mundo RH
  • Geral
  • 4 banner(s)

Cinco dicas de como enriquecer o currículo para ingressar no mercado de trabalho

Consultora do PUCRS Carreiras, dá sugestões para driblar a falta de experiências profissionais formais

Quando estamos em busca da primeira experiência profissional, é comum surgirem dúvidas sobre como ingressar no mercado de trabalho driblando a ausência de práticas formais. No entanto, existem outros tipos de atividades que podem enriquecer o seu currículo e, muitas vezes, são ações que você já realiza.

A consultora do  PUCRS Carreiras Ana Cecília Petersen reuniu dicas para auxiliar quem está em busca de oportunidades, mas não possui experiência. Confira:

Use os seus projetos pessoais: estar em busca do primeiro emprego não significa, necessariamente, que o profissional não teve experiências válidas. Não são apenas experiências formais, com contratos, que podem estar no seu currículo, por isso você deve valorizar outros tipos de projetos. Se você estiver buscando uma vaga de social media, por exemplo, ter redes sociais e/ou um blog voltado para o ambiente profissional pode ser uma maneira de mostrar as suas habilidades.

Busque por trabalhos voluntários: muitas empresas consideram o trabalho voluntário como uma forma de o candidato demonstrar os seus valores, preocupação com o coletivo e doação em prol de outras pessoas. Além disso, através dessa vivência é possível mostrar para os recrutadores, de forma prática, como aplicar suas habilidades e competências.

Aposte no lifelong learning:o conceito está relacionado à atitude de busca pelo aprendizado constante. Faça cursos e mais cursos. A atualização profissional é um ótimo caminho para conseguir uma oportunidade no mercado, já que os recrutadores avaliam se o candidato está priorizado seu desenvolvimento. É essencial entender qual é contribuição de cada um desses cursos para a sua trajetória, afinal é isso que vai te tornar um profissional melhor.

Viaje: a experiência em outro país, através do intercâmbio, é considerada pontos positivos para os recrutadores. O contato com outro idioma, novas culturas, visão de mundo e adaptabilidade são aspectos que fazem com que seja crescente o número de empresas que buscam colaboradores com esse perfil.

Esteja presente em eventos e faça networking: é muito importante estar presente e em eventos, já que são espaços que proporcionam troca de conhecimento, networking e descoberta de oportunidades. Por meio de eventos como a Feira de Carreiras 2020, é possível ter contato direto com grandes nomes de diferentes áreas de atuação, sendo uma maneira de adquirir conhecimento técnico, ter uma visão de mercado e assim estar mais preparado para conseguir um emprego. Além disso, no evento teremos a sala das empresas, com o objetivo de evidenciar como funciona o processo seletivo de cada uma delas e estimular o networking. Afinal, você não precisa estar inserido em uma empresa para dar o startna sua rede de contatos e se envolver com os profissionais da área.