16 de Outubro de 2017
  • Difundir
  • Geral
  • 12 banner(s)

Energias renováveis estarão em discussão de 18 a 20 de outubro em Curitiba

As energias limpas contribuem em 40% para a matriz energética brasileira

Ocorre de 18 a 20 de outubro, a 4ª edição da Conferência Internacional de Energias Inteligentes ? Smart Energy CIEI&EXPO 2017, no Espaço de Exposições Horácio Coimbra na Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), em Curitiba. Hoje, de acordo com o Ministério do Meio Ambiente, a matriz energética brasileira é composta por pouco mais de 40% de energias renováveis, entre elas a energia solar e eólica. Com a escassez dos recursos naturais, cada vez mais as energias alternativas são apontadas como novas soluções.

Segundo o Plano Decenal de Expansão de Energia 2024, produzido pelo governo federal, a estimativa é que a geração de energia eólica passe dos atuais 7% para 12%. Já a energia solar, de acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), nos últimos dois anos cresceu 447,78% e hoje conta com 10 mil sistemas solares fotovoltaicos operacionais instalados.

Maior evento do sul do país em energias renováveis, a conferência colabora para o desenvolvimento de novas fontes de energias renováveis, geração distribuída e eficiência energética. ?Desde a primeira edição da conferência, nós percebemos que a sociedade e todos os seus atores começaram a se convencer da necessidade das fontes alternativas de energia. O investimento na geração de novas energias impacta na redução de custos e isso gera mais competitividade e produtividade para uma empresa?, observa Celso Kloss, diretor-superintendente da Paraná Metrologia, organizadora do evento.

Com a participação de empresários, gestores públicos, membros de agências e entidades de governo, fabricantes, fornecedores, instaladores, consultores, professores, pesquisadores, alunos e consumidores, serão discutidas possíveis ações e projetos para a expansão e regulamentação das energias renováveis. ?A conferência nós ajuda a mobilizar profissionais, pesquisadores e consumidores a debater esse tema. Além disso, o evento é um grande instrumento para trocas de experiências entre empresas, estados e países?, considera Julio Felix, diretor-presidente da Tecpar, promotora do evento.

A programação conta com painéis sobre geração distribuída e armazenamento de energia, eficiência energética em residências, comércio e indústria, futuro das energias renováveis e incentivos e políticas públicas para o setor. Os temas ressaltam a importância da expansão das fontes alternativas de energia. ?O Paraná é um estado inovador e queremos criar uma governança que auxilie na promoção de políticas públicas que estimulem novas alternativas para fontes de energia?, comenta João Carlos Gomes, secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti), também promotora do evento.

A conferência contará ainda com exposição dos principais fornecedores de tecnologia, produtos e serviços do setor e apresentação de pesquisas científicas, com participação das universidades. ?A energia é um insumo estratégico para a sociedade contemporânea e seu desenvolvimento depende diretamente do avanço das pesquisas científicas na área. Isso é fundamental para o desenvolvimento de novos negócios, soluções de problemas econômicos e formação de novos profissionais e pesquisadores?, diz o professor Thulio Cícero Guimarães Pereira, responsável pelo comitê científico do evento. Os temas das pesquisas abrangem fontes renováveis, redes inteligentes, eficiência energética, cidades inteligentes e políticas públicas.

Inscrições abertas
Os interessados podem se inscrever pelo site http://www.smartenergy.org.br/2017. Mais informações pelo e-mail comercial@smartenergy.org.br ou pelos telefones (41) 3362-6622 ou (41) 99679-5837.

Serviço: Conferência Internacional de Energias Inteligentes ? Smart Energy CIEI&EXPO 2017
Data: 18 a 20 de outubro
Horário: 8h às 17h30
Mais informações e inscrições: http://www.smartenergy.org.br/2017

Patrocínio Ouro
Compagas ? http://www.compagas.com.br

Patrocínio Prata
Ribeiro Solar - http://www.ribeirorepresentacoes.com
Premium Solar ? http://www.premiumsolar.com.br

Patrocínio Bronze
Mepen Energia ? http://www.mepen.com.br
Fundação Araucária - http://www.fappr.pr.gov.br
Ecosolys ? http://www.ecosolys.com.br

Promoção: Tecpar e Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti)

Organização: Paraná Metrologia e FRG Mídias & Eventos

Apoio institucional: Copel e Sanepar

Apoio oficial: Institutos Lactec, Universidade Livre do Meio Ambiente (Unilivre) e Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
Apoio: Sistema Fiep, Curitiba Convention & Visitors Bureau, Associação Brasileira da Indústria de Madeira Processada Mecanicamente (ABIMCI), Rede Nacional de Biomassa para Energia (Renabio), Câmara de Comércio Brasil-Portugal-Paraná, Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), União da Indústria de Cana-de- açúcar (UNICA), Associação de Produtores de Bioenergia do Estado do Paraná (ALCOPAR), Sindimadeira ? Ponta Grossa, Programa de Educação Continuada em Ciências Agrárias (PECCA) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), Ideias Online, Associação Catarinense de Empresas Florestais (ACR) e Instituto de Engenharia do Paraná (IEP)

Apoio de mídia: Biomassa BR, Portal Ambiente Energia, Portal Mais Floresta, Grupo Mídia Forte, Portal Brasileiro de Logística Reversa (PBLR), Revista Potência, Revista Referência Mais e Revista Biomais

Expositores: Ribeiro Solar, Premium Solar, Mepen Energia, STCP Engenharia de Projetos, TecsulSolar, SmartGreen, Embrastec, SSM Metálicas Solar, Ecosolys, PV Suite, Balfar Solar, PVSuíteBR, LT Brasil, Universidade Positivo e Instituto de Engenharia do Paraná.