11 de Janeiro de 2018
  • Diário de Canoas
  • Comunidade
  • P. 6
  • 80.00 cm/col

Descubra as condições de banho pela tela do celular

Fepam lançou ferramenta que facilita a vida de veranistas no Estado

Agora é possível se informar sobre as condições de banho nos balneários gaúchos com apenas alguns diques ou toques. Uma plataforma lançada pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) permite o acompanhamento, em tempo real, da qualidade das águas e das situações de segurança nas praias do litoral norte ao sul, além dos balneários localizados nos interiores dos municípios.

A iniciativa, gratuita, integra o Projeto Balneabilidade e será realizada ao longo do período de veraneio, até o mês de março. Com o objetivo de modernizar o processo de divulgação do monitoramento da Fepam, a ferramenta já pode ser acessada pela população, conforme explica o coordenador do projeto, André Milanez.

"O programa existe há muitos anos, desde a década de 80. Com o passar do tempo, ele foi se adaptando. Antes, a gente publicava os resultados dos relatórios no site da fundação e utilizava placas indicativas nos balneários. Nesse ano, mudamos um pouco. Criamos esse site, com um aplicativo, e retiramos das praias as placas identificando os lugares próprios para banho. Optamos por continuar indicando somente os pontos impróprios", explica o engenheiro químico.

PREVISÃO DO TEMPO Além dos dados disponibilizados pela plataforma, Milanez acrescenta que há novidades para os próximos dias. "Até essa sexta-feira, queremos incluir mais um serviço, com a informação sobre as condições meteorológicas nos locais em que fazemos as análises. Serão noticiadas a previsão do tempo, a temperatura e a velocidade do vento. Ou seja, é uma facilidade para as pessoas. Estamos colocando essas melhorias para descomplicar a vida dos veranistas", pontua.

FACILIDADE

Não é necessário lazer o download da plataforma em lojas de aplicativos. A ferramenta pode ser acessada pelo computador ou no modo web app. Sem ocupar memória, consumindo menos Internet e operando mesmo em locais com baixo sinal, ao digitar o endereço balneabilidade.rs.gov.br, o serviço já pode ser iniciado.

Conforme o sistema do smarlphone, por exemplo, Android ou iOS, serão liberadas as instruções para a criação de um atalho ou ícone na tela do celular. Inicialmente, a atualização ocorrerá até o final do veraneio, retornando no início do próximo período de coletas, em novembro

ÚLTIMO RELATÓRIO

A análise mais recente, de 5 de janeiro, apontou oito pontos impróprios para banho no Estado, todos em águas internas. São eles: a Lagoa do Barros, em Santo Antônio da Patrulha; Praia de Passo Real, em Dom Pedrito; Praia Recanto das Mulatas, em Barra do Ribeiro; Balneário Poço das Pedras, em São Francisco de Assis; Balneário Pedro Osório, em Pedro Osório; Praia das Ondinas, em São Lourenço do Sul; e dois pontos em Tapes, o Balneário Rebelo e a Praia do Pinvest.

Fepam analisa água de 79 balneários do RS

Durante 12 semanas consecutivas, a Fepam publica o resultado das análises em 79 balneários gaúchos, divididos em 41 cidades do Rio Grande do Sul. As avaliações saem sempre às sextas-feiras, representando o acumulado das últimas cinco semanas de coletas. Até 2 de março, é possível acompanhar o projeto, que, no momento, já divulgou quatro relatórios. A quinta pesquisa será veiculada amanhã.

Passo a passo para navegar

1 A tela principal da I plataforma apresenta um mapa do Rio Grande do Sul, com todos os balneários analisados. Em verde, aparecem os pontos com água própria para banho. Na cor vermelha, os locais são classificados como impróprios.

2 Ao escolher qualquer um dos pontos, em especifico, é possível conferir os dados sobre as condições de segurança para o banho. Do litoral norte ao sul, o Corpo de Bombeiros Militar atualiza diariamente as informações sobre a cor das bandeiras instaladas nas guaritas dos guarda-vidas. O verde significa banho praticável, amarelo para banho com riscos relativos e vermelho para banho desaconselhável.

1 Nos próximos dias, serão acrescentadas as informações de meteorologia.