19 de Novembro de 2020
  • Correio do Povo
  • Geral
  • 6 banner(s)

Vestibulares se adaptam a novos formatos em meio à pandemia

Na PUCRS, em Porto Alegre, ambientes inovadores, currículos flexíveis e experiências internacionais estão consolidados

A pandemia da Covid-19 alterou o rumo de praticamente todos os setores da sociedade. Na Educação não foi diferente. Concursos vestibulares, que reúnem milhares de candidatos, precisaram ser modificados, com eficiência e qualidade, para dar segurança a quem aplica e a quem faz a prova.

Na PUCRS, em Porto Alegre, que organiza um dos maiores concursos da rede privada de Ensino Superior, as provas terão dois formatos: para o curso de Medicina haverá um exame presencial, no dia 5/12, (sábado), das 13h às 18h30min (horário de Brasília); e para os cursos das demais áreas do conhecimento, prova on-line, às 15h, do dia 6/12, (domingo). E há a opção do aproveitamento da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os candidatos podem escolher se querem ser avaliados pela nota da prova, do Enem, ou em ambas, em que se considera sua melhor classificação.

"A realidade, a partir do contexto da pandemia, nos impõe limitações", avalia a diretora acadêmico-administrativa da PUCRS, Ana Benso, justificando os dois formatos de prova, com objetivo de garantir a segurança no processo de seleção. Na impossibilidade de realizar o concurso presencial para todos, a universidade decidiu pelo vestibular, nesta modalidade, para o curso de Medicina, que é o mais concorrido e seguirá o mesmo formato dos anos anteriores, com prova objetiva de 70 questões e Redação.

Já a seleção em formato on-line será composta por uma Redação. "É uma prova, através da qual conseguimos avaliar vários conhecimentos do candidato, como autoria, escrita, capacidade de raciocínio, entre outros pontos", explica, lembrando que o exame será aplicado em um ambiente virtual composto de um robusto sistema antifraude, com recursos tecnológicos de segurança para processos de avaliação remotos. "Buscamos uma solução emergencial para nos adaptarmos à necessidade dos tempos atuais", pontua a diretora. Novos cursos

As limitações da pandemia, no entanto, não impediram a universidade de ampliar seu leque de oferta de opções para quem quer ingressar no Ensino Superior. Este ano, a PUCRS abrirá turmas nos cursos de Ciência de Dados e Inteligência Artificial e Relações Internacionais. Ambos com 60 vagas, os cursos já nascem com a proposta de uma estrutura curricular flexível. "Isso permite que o aluno acrescente ao seu currículo um conjunto de créditos que complete sua formação, de acordo com seus interesses", revela Ana Benso. A ideia é que, por exemplo, um estudante de Farmácia, que no futuro queira trabalhar por conta própria, possa agregar ao seu currículo conhecimentos de empreendedorismo, ou seja, "uma outra área de conhecimento vai compor a certificação daquele aluno".

Veja Também

- Pandemia consolida Educação a Distância

- Atualização curricular e novidades em destaque na Unijuí

- UPF prepara provas presenciais e online

- Ensino inovador é aposta da URI

- Faccat oferece docentes qualificados e novos laboratórios

E como o momento atual não trouxe apenas restrições, a diretora destaca a internacionalização como o grande ganho desse período. Ela lembra que "na década de 90, a Internet rompeu as primeiras barreiras do distanciamento e, agora, novamente a web rompe os paradigmas vinculados à presencialidade", observa. Alinhado a esse cenário, o curso de Relações Internacionais já surge com mais de 300 parcerias internacionais e oportunidades de mobilidade no exterior, oferecendo aos estudantes experiências de aprendizagem fora do país, desde o início do curso. "A pandemia acelerou o processo de internacionalização da universidade e, se tínhamos dúvidas se haveria algum grande empecilho, provou-se que é possível fazer esse avanço. E, mais uma vez, com a ajuda da Internet", avalia. Serviço

Vestibular PUCRS Medicina

5/12/20, das 13h às 18h30min

Prova presencial no Campus da PUCRS

Vestibular PUCRS

6/12, das 15h às 16h

Prova on-line de Redação

Inscrições até 25/11, pelo site: www.pucrs.br/estudenapucrs.

Especial Vestibular Verão 2020 | Coordenação Geral e Edição: Maria José Vasconcelos | Editora assistente: Vera Nunes | Reportagem e Redação: Maria José Vasconcelos, Vera Nunes e Daiana Garcia, sob supervisão.