06 de Dezembro de 2018
  • Zero Hora
  • Obituário
  • P. 33
  • 36.00 cm/col

Morre o jornalista Sérgio Reis

COMUNICADOR foi um dos responsáveis pela implementação da TV no RS

O jornalista Sérgio Luiz Puggina Reis, de 80 anos, morreu em decorrência de problemas renais no final da tarde de ontem, no Complexo Santa Casa, em Porto Alegre. Considerado um dos responsáveis pela implementação da TV no Rio Grande do Sul, Reis dirigiu a primeira transmissão em cores do Brasil, em 1972.

Sua carreira dentro do jornalismo começou na Rádio Farroupilha, em 1947, aos nove anos. Na época, ele visitava os estúdios da rádio, que era ao lado do Colégio Anchieta, local onde iniciou seus estudos. Reis participou como voz em um programa chamado Obrigado, Doutor. Em 1959, quando tinha 21 anos, trabalhou na implantação da TV Piratini, a primeira emissora do Rio Grande do Sul. Aos 23 anos, assumiu o cargo de diretor de programação da TV Gaúcha - atualmente RBS TV.

Em 1972, ele foi o responsável pela primeira transmissão em cores do país. O marco na história da televisão brasileira, no dia 19 de fevereiro daquele ano, ocorreu durante a Festa da Uva, em Caxias do Sul, pela TV Difusora. No mesmo ano, Reis tornou-se diretor da TV Rio, onde ficou até 1976, quando a empresa declarou falência. Em seguida, retornou à TV Gaúcha e permaneceu até 1979, migrando para a TV Guaíba em 1983. No fim da década de 1980, passou pela Pampa e pela Bandeirantes até receber um convite para dirigir a programação da TVE, durante o governo de Alceu Collares.

Nos anos 2000, estreitou laços com a Rede Vida, assumindo a ancoragem de programas sobre saúde e o lado social. Em 2007, começou a dar aulas de radialismo na Feplam (Fundação Educacional e Cultural Padre Landell de Moura). Em 2013, com o título de mestre concedido pela PUCRS, passou a se dedicar exclusivamente à vida acadêmica, quando assumiu turmas na Univates com mediação do professor Leonel José de Oliveira.

Reis nasceu no dia 22 de janeiro de 1938, em Porto Alegre. Ele deixa seis filhos, um deles já falecido, e sete netos.