12 de Agosto de 2019
  • Ministério Público do Rio Grande do Sul
  • Geral

Eficiência no setor público: MP e parceiros lançam maratona digital

O Ministério Público, aliado a uma rede de parceiros, lança nesta segunda-feira, 12, o Hackfest RS 2019. O evento interinstitucional, coordenado pela Subprocuradoria-Geral de Justiça de Gestão Estratégica, que acontecerá de 8 a 10 de novembro, na Fábrica do Futuro, é inédito no Rio Grande do Sul. Esta é a primeira vez que instituições públicas gaúchas se unem em uma maratona de desenvolvimento para fomentar tecnologia e transparência no serviço público do estado.

"O Ministério Público entende que um evento desse porte e envolvendo importantes parceiros permite a criação de redes, atualmente fundamentais para o desenvolvimento tecnológico das instituições. Essas conexões possibilitarão a busca de soluções conjuntas para, no caso do Ministério Público, possibilitar o ainda melhor cumprimento das nossas atribuições. A sociedade será beneficiada pelo desenvolvimento de novas tecnologias que trarão ainda mais transparência ao serviço público e ferramentas para aperfeiçoar o combate à corrupção, tornando o serviço público cada vez mais eficiente", explica o subprocurador-geral de Gestão Estratégica, Sérgio Hiane Harris.

O coordenador do Centro de Apoio Operacional Cível e de Proteção do Patrimônio Público e da Moralidade Administrativa, José Francisco Seabra Mendes Junior, reitera que a temática do evento visa propiciar que os participantes, utilizando os dados abertos, busquem soluções para a maior transparência, eficiência e moralidade da gestão pública. "Ao estimular o acesso e análise desses dados, o evento propõe um exercício de cidadania e de incremento do controle da administração pública pela sociedade", finaliza Seabra. O coordenador do Núcleo de Inteligência do Ministério Público, Marcelo Tubino, ressalta que "o evento é uma grande oportunidade de premiar a genialidade e, ao mesmo tempo, auxiliar a sociedade na priorização da racionalidade de gastos públicos e transparência. É o cidadão ajudando diretamente sua comunidade", concluiu Tubino.

HACKFEST/ HACKATHON

Hackathon é um termo de origem inglesa que define uma maratona de programação na qual hackers se reúnem por horas ou dias consecutivos para trabalhar na exploração de dados abertos, desvendar códigos e sistemas lógicos e discutir novas ideias que possam possibilitar o desenvolvimentos de projetos de software ou hardware. Por ser um evento público e dar visibilidade e transparência a essas atividades, além de divulgar os novos produtos gerados, é também chamado de hackfest. O evento terá abertura oficial na noite de sexta-feira, 08 de novembro, e a competição tem início na manhã de sábado, onde seguirá, sem intervalos, até à tarde de domingo, 10.

DADOS PÚBLICOS

Todas as instituições participantes disponibilizarão um conjunto de dados para que os inscritos possam ter elementos para desenvolver seus projetos. INSCRIÇÕES Poderão participar pessoas acima de 18 anos, assim como startups, empresas e organizações sem fins lucrativos. Quem tiver interesse em receber as novidades do evento por email, pode fazer a pré-inscrição no site do evento (https://www.mprs.mp.br/hotsite/hackfestrs/). As inscrições abrirão no dia 07 de outubro, pelo mesmo site, onde os dados estarão disponibilizados e os desafios apresentados. Com isso, as equipes já podem ter algo organizado para finalização no evento, onde contarão com o suporte de mentores dos órgãos e especialistas nas tecnologias. Ao final, farão a defesa da sua solução para o comitê de avaliação e as melhores serão premiadas.

SOLUÇÕES

Podem ser desenvolvidos projetos como dashboards, sistemas, aplicativos, modelos, algoritmos e outros tipos de soluções aplicáveis para promover a transparência, o combate à corrupção e a eficiência dos serviços públicos. PREMIAÇÃO O comitê julgador será formado por representantes dos órgãos e universidades envolvidas e as três melhores soluções serão premiadas. A premiação específica será divulgada na abertura das inscrições para o evento.

ESFORÇO INTERINSTITUCIONAL

O MP tem como parceiros na realização do evento o Zenit Parque UFRGS, o Tecnopuc, o Tecnosinos e a Fábrica do Futuro. E como apoiadores, o Tribunal de Contas do Estado, o Tribunal de Contas da União, a Controladoria-Geral da União, o Observatório Social, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a Universidade do Vale dos Sinos, a Pontifícia Universidade Católica, a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, o Governo do Estado e a Prefeitura de Porto Alegre.


HACKFEST Serviço:
Hackfest RS 2019
Dias: 8 a 10 de novembro
Local: Fábrica do Futuro, Rua Câncio Gomes, 609 - Floresta, Porto Alegre - RS
Inscrições: Abrirão dia 07 de outubro no site do evento, mas já é possível fazer uma pré-inscrição Contato:
Site: https://www.mprs.mp.br/hotsite/hackfestrs/
Email: hackfestrs@gmail.com
Telefone: (51) 3295-1272
Instagram: @hackfestrs