14 de Março de 2017
  • Consumidor RS
  • Geral

30° Fórum da Liberdade

Diretoria do IEE apresenta programação completa do evento

O 30º Fórum da Liberdade, promovido pelo Instituto de Estudos Empresariais (IEE), está confirmado para os dias 10 e 11 de abril no Centro de Eventos da PUCRS, em Porto Alegre/RS. Para os debates com o tema principal "O Futuro da Democracia", estarão presentes pensadores e lideranças políticas e empresariais nacionais e internacionais, tais como o presidente do Conselho Consultivo Internacional do Itaú Unibanco, Pedro Malan; o presidente do Foundation for Economic Education (FEE), Lawrence Reed; o PhD em Economia pela Universidade de Cambridge, Eduardo Giannetti; e o economista e coautor do Best Seller "Porque as Nações Fracassam", James Robinson.

"Entendemos que o futuro da democracia depende justamente da compreensão da sociedade acerca da limitação da sua utilidade como modelo de tomada de decisões coletivas. Afinal, não existe o deus da democracia; o regime democrático é humano, frágil, vulnerável, corruptível (e corrupto), crescentemente regulador e limitador das liberdades individuais. Essas imperfeições (e suas contradições) não devem desencorajar as tentativas de aperfeiçoá-lo. Se um dos grandes paradoxos da democracia moderna é a tendência de reclamar do governo ao mesmo tempo em que delega aos políticos mais responsabilidade, a única forma de vencer essa espécie rara e coletiva da Síndrome de Estocolmo é ocupar espaços na política, construir soluções inovadoras que reduzam o tamanho do Estado, descentralizem o poder estatal e empoderem o cidadão", sintetiza o presidente do IEE, Rodrigo Tellechea.

A 30ª edição do evento terá seis painéis, além de duas palestras especiais. A palestra inaugural do prefeito de São Paulo, João Dória, abre o evento na segunda-feira, às 15h. Na terça-feira, às 11h, será a vez do economista e cientista político, James Robinson, falar sobre a origem da prosperidade.

"Perspectivas para o Brasil", "Novos Tempos", "Empreender, Criar e Inovar", "Economia: liberdade ou intervenção", "Cultura da Democracia", e "Os Limites da Democracia", são os nomes dos painéis do 30º Fórum da Liberdade. Outros palestrantes que estarão presentes no Fórum da Liberdade são: Adriano Gianturco, Diogo Costa, Eduardo Wolf, Fábio Ostermann, Felipe Camozzato, Fernando Holiday, Luciano Potter, Luiz Felipe Pondé, Marília Rocca, Ricardo Gomes e Tom Palmer. No segundo dia do Fórum da Liberdade serão entregues os prêmios Libertas e Liberdade de Imprensa para o fundador e CEO do Nubank, David Vélez, e para o Spotniks, na pessoa do jornalista Felippe Hermes, respectivamente.

Além da promoção do IEE, patrocinam o 30º Fórum da Liberdade as seguintes instituições: CMPC, GERDAU, GRUPO RBS e IPIRANGA. Apoio: Deloitte, Évora, Fruki e Paim. Parceira: PUCRS. Parceria Institucional: FIERGS, CNI e Fecomércio.

PRÊMIO LIBERTAS

O Prêmio Libertas é concedido aos empreendedores que se destacam no trabalho pela valorização dos princípios de economia de mercado e de respeito ao Estado Democrático de Direito. Em 2017, David Vélez é o escolhido para receber a premiação.

David Vélez, fundador e CEO do Nubank, se formou engenheiro e fez MBA na Universidade de Stanford. Construiu sua carreira em bancos de investimento e fundos de private equity e venture capital. David já trabalhou na Goldman Sachs, Morgan Stanley, General Atlantic e mais recentemente em um dos mais renomados fundos de investimentos norte-americanos, principal investidor do Nubank, Sequoia Capital.

PRÊMIO LIBERDADE DE IMPRENSA

O Prêmio Liberdade de Imprensa é conferido aos profissionais que preconizam a liberdade de imprensa e que se dedicam ao desenvolvimento do pensamento crítico. Na 30ª edição do Fórum da Liberdade, os homenageados serão os jornalistas Felippe Hermes e Rodrigo da Silva, responsáveis pelo portal Spotniks.

Criado em 2014, o portal Spotniks tem uma simples e única missão: produzir e divulgar conteúdo que permita a milhões de pessoas o acesso não apenas à notícia, como faz a maioria dos grandes portais, mas o que está por trás da notícia, explicando a informação e trazendo substância e embasamento às matérias. Para fazer isto, o Spotniks se baseia em princípios editoriais bastante claros: a busca por uma sociedade livre, o fortalecimento das boas instituições econômicas, o rule of law, a tolerância entre as pessoas, o respeito às liberdades individuais e a livre expressão.

No Facebook, por exemplo, o portal mostra sua força e o sucesso conquistado em tão pouco tempo. São mais de cinco milhões de curtidas e compartilhamentos que a página já recebeu somando todos os seus textos. A média é de mais de 15 mil curtidas por conteúdo publicado. A página web recebe em média mais de 2 milhões de acessos ao mês. Isso se traduz em mais de 5 milhões de textos lidos durante esse período.

PALESTRANTES DO 30º FÓRUM DA LIBERDADE

Adriano Gianturco - Professor de Ciência Política do IBMEC-MG
Diogo Costa - Diretor do Instituto de Inovação & Governança (INDIGO)
Eduardo Giannetti - PhD em Economia pela Universidade de Cambridge;
Eduardo Wolf - Secretário Adjunto da Cultura de Porto Alegre;
Fábio Ostermann - Diretor Executivo da Fundação Educacional do Partido Social Liberal (PSL);
Felipe Camozzato - Vereador de Porto Alegre eleito pelo Partido NOVO;
Fernando Holiday - Vereador de São Paulo e Coordenador Nacional do Movimento Brasil Livre (MBL);
James Robinson - Economista e cientista político;
Jeffrey Tucker - CEO do Liberty.me e Editor Executivo da Laissez-Faire Books;
João Dória - Prefeito de São Paulo;
Lawrence Reed - Presidente do Foundation for Economic Education (FEE);
Luciano Potter - Jornalista, do Grupo RBS;
Luiz Felipe Pondé - filósofo, colunista do Jornal Folha de São Paulo;
Marília Rocca - Diretora Geral da Ticket Benefícios, grupo Edenred;
Pedro Malan - Presidente do Conselho Consultivo Internacional do Itaú Unibanco;
Ricardo Gomes - Secretário de Desenvolvimento Econômico;
Tom Palmer - Vice-presidente de Programas Internacionais da Atlas Network, Diretor do Centro para Promoção de Direitos Humanos e diretor da Cato University;

PROGRAMAÇÃO DO 30° FÓRUM DA LIBERDADE

10 de abril - segunda-feira

15h - Palestra Inaugural

Com João Dória.

16h - Solenidade de abertura

17h30min - Perspectivas para o Brasil

Com Eduardo Giannetti e Pedro Malan.

19h - Lançamento dos projetos: Unconference e Ideias para o Brasil

Apresentador: Paulo Fuchs

19h15 - Novos Tempos

Com Fábio Ostermann, Fernando Holiday e Luciano Potter.

11 de abril - terça-feira

9h30 - Empreender, Criar e Inovar

Com Felipe Camozzato, Marília Rocca e Tom Palmer.

11h - Lançamento do Livro Pensamentos Liberais

11h20 - As Origens da Prosperidade

Com James Robinson.

14h - Lançamento do Documentário Poverty Inc.

14h10 - Economia: Liberdade ou Intervenção

Com Diogo Costa, Lawrence Reed e Ricardo Gomes.

15h40min - Cultura da Democracia

Com Eduardo Wolf e Luiz Felipe Pondé.

17h10 - Solenidade de entrega dos prêmios Liberdade de Imprensa e Libertas

Liberdade de imprensa: Spotniks, Felippe Hermes; e Libertas: David Vélez.

18h10 - Os Limites da Democracia

Com Adriano Gianturco e Jeffrey Tucker.

PENSAMENTOS LIBERAIS

Para divulgar de forma mais efetiva as ideias debatidas e defendidas pela entidade, o IEE publica, desde 1994, a série Pensamentos Liberais, livro composto de artigos escritos por seus associados sobre temas relevantes no Brasil e no mundo. A 21ª edição do Pensamentos Liberais será lançado durante o evento. Este exemplar especial também contará com artigos de autores convidados, como Adriano Gianturco, Andrea Faggion e Bruno Garschagen.

UNCONFERENCE - A OFICINA DO EMPREENDEDOR

Uma das novidades da edição de 2017 é a Unconference - A Oficina do Empreendedor. Fruto de uma parceria entre o Instituto de Estudos Empresariais (IEE), a Endeavor, a Paim e a PUC-RS, a iniciativa inédita ocorrerá durante a 30ª edição do Fórum da Liberdade. A ação é destinada a empresas, startups e empreendedores que buscam aceleradores para levar à frente seus projetos. O objetivo é que os projetos selecionados façam suas exposições com a contribuição de mediadores que irão auxiliar para viabilizar ou alavancar a ideia inicialmente apresentada. As inscrições, gratuitas, estão abertas para o evento e se encerram no dia 17 de março. O formulário está disponível na página do Fórum no Facebook.

OFICINAS DA LIBERDADE

Uma das novidades da edição comemorativa do Fórum da Liberdade são as Oficinas da Liberdade. O espaço é destinado para que organizações liberais nacionais e internacionais - tais como: FEE - Foundation for Economic Education, Mises Brasil, Fundação Friedrich Naumann e Instituto Atlantos - possam transmitir seus ideais ao público, com cursos, workshops ou palestras. Com número de vagas limitadas, as Oficinas da Liberdade acontecem de 6 a 9 de abril e será necessária inscrição prévia para participação.

IDEIAS PARA O BRASIL

Conceitos inovadores movem o mundo. Ideias geram conceitos de um mundo que ainda não conhecemos e, com isso, iluminam a escuridã o. O projeto Ideias para o Brasil é a motivação de um think tank como o IEE: apresentar nossos conceitos inovadores de um Brasil que ainda não existe. Um Brasil com o qual sonhamos, no qual o Estado não é pai nem dono do indivíduo, permitindo o florescimento e fortalecimento da sociedade de fato, que cria riqueza e que pode transformar esse país em uma nação rica para todos. O projeto consiste em uma série de cinco vídeos, que busca de forma didática apresentar alternativas testadas com sucesso em outros países para as áreas de segurança pública e impunidade, previdência, educação, privatizações e modelo de estado.

INSCRIÇÕES ABERTAS

As inscrições para o 30° Fórum da Liberdade já estão abertas e podem ser feitas pelo site www.forumdaliberdade.com.br e pelo aplicativo do evento. No portal, o público também encontra as informações sobre esta edição, além de imagens, vídeos e a relação completa de palestrantes e temas abordados nos eventos anteriores.

Confira os valores para inscrições:

ESTUDANTE - Até 31/03: 45,00. Até 11/04: 60,00.
PROFISSIONAL - Até 31/03: 90,00. Até 11/04: 120,00.
EXECUTIVO - Até 31/03: 250,00. Até 11/04: 280,00.

Diretoria do Instituto de Estudos Empresariais (IEE) Gestão 2016-2017
Presidente: Rodrigo Tellechea Silva
Vice-presidente: Paulo Costa Fuchs
Diretora de Comunicação: Joanna Maldonado Renner
Diretor de Eventos: Tiago Tellechea
Diretor Financeiro: Ramon Bastos Crivellaro
Diretor de Formação: Thobias Zamboni
Diretora de Relações Institucionais e Fórum da Liberdade: Júlio Bratz Lamb

Serviço 30° Fórum da Liberdade
Tema: O Futuro da Democracia
Quando: 10 e 11 de abril de 2017
Onde: Centro de Eventos da PUCRS (Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 41)
Inscrições: www.forumdaliberdade.com.br
Mais informações: (51) 3335.1588

Sobre o IEE

O Instituto de Estudos Empresariais foi fundado em Porto Alegre há mais de 30 anos por 20 integrantes. A entidade tem como intuito a formação de jovens lideranças empresariais que se comprometam com um modelo de organização social e política para o Brasil baseado no ideal democrático de liberdades individuais e orientado à defesa e manutenção dos valores da economia de mercado e da livre-iniciativa. Desde 1988 o IEE promove anualmente o Fórum da Liberdade - consagrado nacionalmente e considerado o maior evento liberal da América Latina.