06 de Outubro de 2022
  • Diário Gaúcho
  • Há Vagas
  • P. 22
  • 170.00 cm/col

IFRS recebe inscrições para cursos gratuitos

0 Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) está com inscrições abertas, até 24 de outubro, para cerca de 5,4 mil vagas em pilais de 150 cursos gratuitos. Há possibilidades para fazer o ensino médio junto com um curso técnico, para cursar apenas o técnico ou para fazer um curso superior de graduação.

As oportunidades mão para os 17 campi: Alvorada, Bento Gonçalves, Canoas, Caxias do Sul, Erechim, Farroupilha, Feliz, Ibirubá, Osório, Porto Alegre, Restinga (Porto Alegre), Rio Grande, Rolante, Sertão, Vacaria, Veranópolis e Viamão. A lista de cursos está no site ingresso.ifrs. edu.br, onde também é possível se inscrever para concorrer. Quem tem interesse em estudar no IFRS no próximo ano precisa passar por uma seleção, que varia conforme o curso e o campus.

Possibilidades

Quem tem o ensino fundamental completo pode fazer um curso técnico integrado ao ensino médio, que dá a formação de nível médio e técnica profissionalizante ao mesmo tempo.

Quem está fazendo o ensino médio em outra instituição de ensino (pública ou privada) pode cursar somente a formação técnica no IFRS, em um técnico concomitante ao ensino médio.

Quem tem 18 anos ou mais e o ensino fundamental completo tem a opção de fazer o ensino médio mais o curso técnico integrado na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Aqueles com ensino médio completo podem optar por um curso técnico subsequente ao ensino médio para ter uma formação técnica ou por uma graduação, para uma formação superior.

Públicas


Neste processo seletivo, o IFRS reserva 50% das vagas para estudantes oriundos de escolas públicas. Para concorrer nessa reserva de vagas, os candidatos a cursos técnicos integrados, concomitantes e subsequentes ao ensino médio devem ter feito todo o ensino fundamental em escola pública. Já candidatos a cursos superiores devem ter estudado todo o ensino médio em escolas públicas.

Essas vagas reservadas para estudantes de escolas públicas são divididas em cotas também para candidatos de baixa renda, pretos, pardos e indígenas. Os demais podem se inscrever igualmente e concorrerão nas vagas de acesso universal ou nas vagas reservadas para pessoas com deficiência (PCD), se for o caso do candidato.

IFSul também oferece oportunidades de graça

O Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSuI) divulgou os editais do processo seletivo para mais de 2,5 mil vagas em cursos técnicos da instituição. As vagas estão distribuídas em cursos de todos os 14 campi: Bagé, Camaquã, Charqueadas, Gravataí, Jaguarão, Lajeado, Novo Hamburgo, Passo Fundo, Pelotas, Pelotas-Visconde da Graça, Santana do Livramento, Sapiranga, Sapucaia do Sul e Venâncio Aires.

As inscrições para a seleção estão abertas até o dia 28 de outubro e deverão ser realizadas pelo site processoseletivo. ifsul. edu.br. Todos os cursos ofertados são gratuitos, assim como as inscrições. Confira as vagas disponibilizadas na seleção no link sgc. ifsul.edu.br.

A oferta de vagas do processo seletivo conta com cursos nas formas integrada, concomitante e subsequente. Na integrada, o curso técnico e o ensino médio são realizados ao mesmo tempo, de forma integrada, no IFSul. Para fazer um curso técnico integrado, é preciso ter comprovante de conclusão do ensino fundamental ou equivalente até a data da matrícula. Na concomitante, o estudante obtém a formação técnica no IFSul. Quem ainda não concluiu o ensino médio precisará cursá-lo ao mesmo tempo em outra escola. Para se matricular nesses cursos, é preciso ter concluído, pelo menos, a primeira série do ensino médio. Já os cursos ofertados na forma subsequente são voltados a quem já concluiu o ensino médio. Para se candidatar a uma vaga nessa modalidade, o estudante precisa ter o certificado de conclusão do ensino médio, ou equivalente, até a data da matrícula.