01 de Dezembro de 2019
  • Correio Braziliense
  • Geral
  • P. 22

Valores e aprendizado como missão

O Colégio Marista João Paulo II integra o Instituto Marista, fundado por São Marcelino Champagnat, e hoje está presente em 82 países,com 202 anos de atuação mundial. No Brasil, o Instituto Marista está dividido em três unidades administrativas, com sedes em 23 estados e no Distrito Federal,atendendo mais de 80 mil estudantes na educação básica.“Fazemos parte da Rede Marista do Rio Grande do Sul. Levamos adiante o compromisso de evangelizar por meio de 18 colégios, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e do Hospital São Lucas. Somos também oito Escolas Sociais Gratuitas, nove Centros Sociais, o Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul (InsCer) e presença missionária e pastoral em diversos municípios”, orgulha-se o diretor-geral da instituição,Marcos André Scussel.

Em Brasília, o colégio fica na Asa Norte, em área com mais de 15 mil metros quadrados.“ Com reconhecida trajetória na educação, construída desde 1997, e atualizada permanentemente, a escola oferece infraestrutura completa e adequada a cada nível de ensino”, conta Marcos. Atualmente, o Marista João Paulo II conta com uma equipe de cerca de 300 educadores, instruídos a atuar na missão de construir conhecimento e formar cidadãos com valores humanos. “São marcas do jeito marista de educar para a vida”, complementa.

Um dos objetivos da escola é a formação de estudantes capazes de terem e fazerem uma ampla leitura de mundo, sendo convidados, constantemente,a entenderemo contexto social em que estão inseridos, por meio de projetos, de proposição de soluções para situações-problema, desde a educação infantil até o ensino médio. Segundo Marcos André, a escola atua no projeto Voluntariado, oferecendo aulas a jovens de comunidades menos favorecidas da cidade.

O que desejava conquistar quando escolheu empreender?

A educação marista surgiu como resultado de um projeto de inovação e empreendedorismo há 200 anos. O fundador foi empreendedor àquela época com o objetivo de atender às necessidades de comunidades desfavorecidas quanto ao acesso à educação. Em Brasília, o Colégio Marista João Paulo II foi fundado, há 22 anos, inspirado no Papa João Paulo II—o papa da juventude —, com a missão de educar crianças e jovens, promovendo formação humano-cristã, com excelência acadêmica, segundo o carisma marista e sendo referência em educação integral, com inovação e sustentabilidade.

Que desafios enfrenta nos negócios?

Crescer com sustentabilidade, ampliando a nossa atuação e em sintonia coma missão da Instituição Marista.

A qual tarefa dedica a maior parte do tempo na gestão?

Sendo presença junto aos diferentes públicos da comunidade educativa, promovendo momentos de escuta e impulsionando reflexões e ações que transformam e inovamo fazer educativo.

Como mantém o grupo motivado?

Criando ambientes de trabalho colaborativos, nos quais os educadores se sentem parte da missão, com autonomia, corresponsabilidade e sendo protagonistas da sua atuação.

Como se prepara para evitar erros na operação?

Sempre atentos às demandas da comunidade educativa, buscamos envolver, além dos gestores e demais educadores, os conselhos de pais e de estudantes para construirmos, juntos, processos conectados com as demandas da atualidade. Promovemos, também, formações continuadas com o objetivo de capacitar os educadores, por meio de cursos presenciais e a distância, utilizando metodologias e ferramentas inovadoras nas diferentes áreas de atuação.