13 de Novembro de 2019
  • Jornal VS
  • Cotidiano
  • P. 4
  • 160.00 cm/col

Soluções inovadoras para a São Leopoldo do futuro

A segunda edição do desafio Meeting Unisinos – UAS7 ocorre até amanhã, no câmpus São Leopoldo. Participam acadêmicos da Unisinos, Ufrgs e PUCRS, em conjunto com alunos da Alemanha e Chile

Com o olhar atento às falas dos professores, Lara Liebern, 23 anos, acompanhou a solenidade de abertura do segundo desafio Meeting Unisinos – UAS7, que ocorreu na noite de segundafeira, no auditório do Tecnosinos. Mestranda em Marketing e Vendas pela FH Münster, Lara veio da cidade alemã de Mülheim an der Ruhr, na região administrativa de Düsseldorf, com 13 colegas, para participar da atividade que se encerra nesta quinta-feira.

O evento é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de São Leopoldo, a Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), o Tecnosinos, o H2Hub e as universidades alemãs UAS7 e FH Münster. Durante os quatro dias de Meeting, acadêmicos da Unisinos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) e Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) terão a oportunidade de trabalhar em conjunto com universitários do Chile e da Alemanha.

A atividade tem apoio das empresas SAP, SKA, Fraport, República da Cervejas, Work + Hotel e Stihl. Segundo Tatiana Rocha, coordenadora do curso de Engenharia de Materiais e Engenharia Biomédica da Unisinos, e representante da universidade na coordenação do desafio, o diferencial desta edição é a integração efetiva dos alunos com as questões do município. “Programamos um evento com desafios locais para que eles realmente possam se integrar da realidade local”, comenta. O desafio continua As atividades dos últimos dois dias de Meeting Unisinos devem se concentrar na SAP Labs Latin America.

Das 9 às 14 horas desta quarta-feira, serão realizados trabalhos de grupo. Durante o dia, os especialistas farão apresentações e os estudantes receberão orientações. Das 14 às 15 horas, ocorre o “feedback round” com um especialista em desafios. Das 15 às 18 horas, o grupo se reúne para um trabalho focado em ideias. Das 18 às 19 horas, ocorre o “primeiro passo ao mentor”.

Das 20 às 23 horas será realizado mais um trabalho em grupo, que se estende até a meia-noite, quando inicia uma atividade em campo que segue até as 13 horas de quinta-feira. Entre 18 e 20 horas o júri se reúne para a premiação de melhores ideias. Entre 20 e 23 horas ocorre a festa de encerramento