22 de Março de 2019
  • Jornal VS
  • Geral
  • 24 banner(s)

Dia da Água com ações e projetos na região

Foto por: Alecs Dal'Ollmo/GES-Especial
Descrição da foto: Daniella, Maristela, Zanini e João, na área do Arroio Manteiga, tratam da reativação do fórum dos arroios Desde 1992, o Dia Mundial da Água, criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), faz parte da rotina de ações de inúmeras cidades no mundo. Além de refletir sobre os recursos hídricos, a ideia é discutir, organizar e executar ações. Objetivos compartilhados por entidades que trabalham com a mobilização por esse recurso natural, como a Secretaria de Meio Ambiente, o Comitê de Gerenciamento da Bacia do Rio dos Sinos (Comitesinos), Consórcio Público Pró-Sinos e Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento (Agesan-RS). Mobilização de todos para discutir questões como o uso, a relação que todos têm com a água, a qualidade da água e o saneamento. "Em 2018, finalizamos e entregamos 21 planos municipais de saneamento. Isso significa a possibilidade de todas estas cidades qualificarem os serviços na área do saneamento nos próximos anos, incluso aí o abastecimento de água. A partir deste ano vamos apoiar os municípios na implantação destes planos", enfatiza o presidente do Pró-Sinos e prefeito de Esteio, Leonardo Pascoal.



"Isso significa dar suporte e segurança para que os empreendimentos licenciados nas cidades não comprometam os recursos hídricos ou outros aspectos ambientais. Também vamos dar início a um programa de monitoramento da qualidade das águas do Rio dos Sinos. Queremos saber como este curso d'água está em diferentes pontos da bacia", completa Pascoal.

Para o titular da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semmam), Darci Zanini, a preocupação com o saneamento é essencial, pois o impacto de poluição no rio a partir da falta de saneamento é intenso. Aproximadamente 80% da carga de poluentes que chega ao Sinos está relacionada com o esgoto. E o cuidado com o rio passa também pelos arroios, que são essenciais para o Sinos. E os arroios estão na pauta de hoje em São Leopoldo a partir das 9 horas no Museu do Rio.

Planejamento 


Para 2019, conforme Pascoal, o planejamento aponta para um foco muito especial no apoio técnico às prefeituras, principalmente na área de licenciamento. Já o Comitesinos, primeiro comitê de bacia do Brasil, realizou sua primeira plenária do ano com foco nos recursos hídricos e contou com a presença do diretor de Recursos Hídricos recém-nomeado no Estado, Paulo Renato Paim, e da nova promotora designada para a bacia do Sinos, Ximena Ferreira.

O presidente do Comitesinos, Adolfo Klein, aproveitou para lembrar que a presença do diretor de Recursos Hídricos na primeira plenária de 2019 tem um significado especial, pois as proposições do Departamento do Recuros Hídricos vai ao encontro dos objetivos do comitê, tem poder deliberativo e é a base da gestão da água na região.
Reativação do Fórum dos Arroios

Em São Leopoldo, desde o início do mês, dentro da agenda Águas de Março, estão em andamento ações com ênfase nos recursos hídricos. Hoje, a partir das 9 horas, ocorre o Seminário de Reativação do Fórum dos Arroios/ Água: Arroios, Nascente e Matas Ciliares e a instalação da Câmara Técnica de Recursos Hídricos, no Museu do Rio dos Sinos. Para Zanini, a atenção com os arroios é fundamental. "Para termos o rio, precisamos dos arroios, para ter os arroios precisamos da mata, das árvores. É um ciclo vital", ressalta o titular da Semmam, que ontem esteve na área de nascente do Arroio Manteiga, juntamente com a coordenadora do Museu do Rio, Maristela Letti; o fiscal da Semmam, João Chaves; e a bióloga Daniella Fernanda Foerster, que também está cedida ao Município pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam). Daniella explica que a nascente do Manteiga é difusa. Ou seja: a nascente não tem um ponto, pois está em uma área de umidade com vários pontos confluindo para sua formação. Saneamento Vistoriado

A prefeita de Sapiranga, Corinha Molling, presidente da Agesan-RS, destaca que a agência tem como metas e projetos para 2019 seguir realizando a regulação dos serviços de saneamento, em especial na água e esgoto. "Além das questões de regulação, com atividades de vistoria e fiscalização em todos os sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário, a Agesan-RS tem como meta inicialmente até maio a revisão tarifária proposta pela Corsan. Ao longo do ano, a Agesan já possui uma agenda de vistorias em todos sistemas nos municípios que regula em busca da melhor performance do saneamento para todos os usuários, na busca de um atendimento justo e adequado para a população." Ela lembra que a entidade também tem como meta a comunicação e a mobilização social na busca por sistemas ambientalmente corretos. "A água é patrimônio de todos nós, e todos nós temos a obrigação de cuidar bem, cada um fazendo seu dever. A mobilização das cidades nos cuidados com a água tem importância fundamental. A educação ambiental, aliada à mobilização social, propicia que a comunidade entenda os objetivos de economia de água, os custos de tratamento de água, o destino dos esgotos sejam cloacais ou pluviais e a ocupação em áreas com deficiência de drenagem urbana", reforça Corinha. Atividades de educação ambiental

Pascoal destaca que em 2018 foi finalizado e aprovado o Plano Regional de Educação Ambiental. Temática já presente nas rotinas de atividades em muitas cidades, como São Leopoldo, Esteio, Sapucaia do Sul e Portão. São Leopoldo, por exemplo, lançou, nesta semana, várias atividades de educação ambiental que serão desenvolvidas no projeto Parque Rua da Praia. "Em 2019 nosso objetivo é dar início ao processo de implantação deste plano, realizando discussões sobre este e outros temas e financiando projetos que visem à preservação do meio ambiente", salienta o presidente do Pró-Sinos e prefeito de Esteio, Leonardo Pascoal. "Enfim, em 2018 o Pró-Sinos entregou muitos produtos aos municípios da região, os quais contribuirão no curto, médio e longo prazo para a melhoria do saneamento nestas comunidades, abarcando todos os aspectos relacionados à água. Assim também será em 2019. Esperamos, pois, que no próximo Dia da Água tenhamos ainda mais motivos para comemorar e bons números para celebrar." Importância da água

Corrida, plantio de mudas, mutirão de limpeza de área pública, coleta e análise de água, mostra de curtas e de trabalhos e palestra. Essas são algumas ações programadas, a partir das 9 horas, de hoje com objetivo de conscientizar os esteienses sobre a importância da água e o não desperdício. Ações foram organizadas pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA). A corrida ecológica com revezamento de mudas será a primeira atividade do dia, em uma parceria com a Associação dos Corredores de Rua de Esteio (Acores) e a Corsan. Cerca de 20 corredores de rua vão percorrer do Parque Galvany Guedes até a Rua José do Patrocínio, às margens do Arroio Sapucaia. No término da corrida, serão plantadas mudas, com o apoio da Emater, do Conta Comigo e dos escoteiros, com o objetivo de restaurar a mata ciliar. Em paralelo, alunos do 5.° ano da escola Alberto Pasqualini realizarão um mutirão de limpeza com o recolhimento dos resíduos descartados no arroio e um grupo de estudantes dos cursos de Engenharia da Ulbra fará a coleta e a análise da água do arroio. Para completar, hoje, os educadores ambientais da SMMA farão palestras sobre saneamento básico na escola municipal de Educação Fundamental José Plácido de Souza (Rua Taquara, nº 280, bairro Walderes).

Em São Leopoldo, desde o início do mês, dentro da agenda Águas de Março, estão em andamento ações com ênfase nos recursos hídricos. Hoje, a partir das 9 horas, ocorre o Seminário de Reativação do Fórum dos Arroios/ Água: Arroios, Nascente e Matas Ciliares e a instalação da Câmara Técnica de Recursos Hídricos, no Museu do Rio dos Sinos. Para Zanini, a atenção com os arroios é fundamental. "Para termos o rio, precisamos dos arroios, para ter os arroios precisamos da mata, das árvores. É um ciclo vital", ressalta o titular da Semmam, que ontem esteve na área de nascente do Arroio Manteiga, juntamente com a coordenadora do Museu do Rio, Maristela Letti; o fiscal da Semmam, João Chaves; e a bióloga Daniella Fernanda Foerster, que também está cedida ao Município pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam). Daniella explica que a nascente do Manteiga é difusa. Ou seja: a nascente não tem um ponto, pois está em uma área de umidade com vários pontos confluindo para sua formação.

A prefeita de Sapiranga, Corinha Molling, presidente da Agesan-RS, destaca que a agência tem como metas e projetos para 2019 seguir realizando a regulação dos serviços de saneamento, em especial na água e esgoto. "Além das questões de regulação, com atividades de vistoria e fiscalização em todos os sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário, a Agesan-RS tem como meta inicialmente até maio a revisão tarifária proposta pela Corsan. Ao longo do ano, a Agesan já possui uma agenda de vistorias em todos sistemas nos municípios que regula em busca da melhor performance do saneamento para todos os usuários, na busca de um atendimento justo e adequado para a população." Ela lembra que a entidade também tem como meta a comunicação e a mobilização social na busca por sistemas ambientalmente corretos. "A água é patrimônio de todos nós, e todos nós temos a obrigação de cuidar bem, cada um fazendo seu dever. A mobilização das cidades nos cuidados com a água tem importância fundamental. A educação ambiental, aliada à mobilização social, propicia que a comunidade entenda os objetivos de economia de água, os custos de tratamento de água, o destino dos esgotos sejam cloacais ou pluviais e a ocupação em áreas com deficiência de drenagem urbana", reforça Corinha.

Pascoal destaca que em 2018 foi finalizado e aprovado o Plano Regional de Educação Ambiental. Temática já presente nas rotinas de atividades em muitas cidades, como São Leopoldo, Esteio, Sapucaia do Sul e Portão. São Leopoldo, por exemplo, lançou, nesta semana, várias atividades de educação ambiental que serão desenvolvidas no projeto Parque Rua da Praia. "Em 2019 nosso objetivo é dar início ao processo de implantação deste plano, realizando discussões sobre este e outros temas e financiando projetos que visem à preservação do meio ambiente", salienta o presidente do Pró-Sinos e prefeito de Esteio, Leonardo Pascoal. "Enfim, em 2018 o Pró-Sinos entregou muitos produtos aos municípios da região, os quais contribuirão no curto, médio e longo prazo para a melhoria do saneamento nestas comunidades, abarcando todos os aspectos relacionados à água. Assim também será em 2019. Esperamos, pois, que no próximo Dia da Água tenhamos ainda mais motivos para comemorar e bons números para celebrar."

Corrida, plantio de mudas, mutirão de limpeza de área pública, coleta e análise de água, mostra de curtas e de trabalhos e palestra. Essas são algumas ações programadas, a partir das 9 horas, de hoje com objetivo de conscientizar os esteienses sobre a importância da água e o não desperdício. Ações foram organizadas pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA). A corrida ecológica com revezamento de mudas será a primeira atividade do dia, em uma parceria com a Associação dos Corredores de Rua de Esteio (Acores) e a Corsan. Cerca de 20 corredores de rua vão percorrer do Parque Galvany Guedes até a Rua José do Patrocínio, às margens do Arroio Sapucaia. No término da corrida, serão plantadas mudas, com o apoio da Emater, do Conta Comigo e dos escoteiros, com o objetivo de restaurar a mata ciliar. Em paralelo, alunos do 5.° ano da escola Alberto Pasqualini realizarão um mutirão de limpeza com o recolhimento dos resíduos descartados no arroio e um grupo de estudantes dos cursos de Engenharia da Ulbra fará a coleta e a análise da água do arroio. Para completar, hoje, os educadores ambientais da SMMA farão palestras sobre saneamento básico na escola municipal de Educação Fundamental José Plácido de Souza (Rua Taquara, nº 280, bairro Walderes).