08 de Março de 2017
  • ACI NH
  • Geral

ACI é novamente parceira do Fórum da Liberdade

A oficina do Empreendedor tem prazo prorrogado para inscrições até 17 de março

Porto Alegre/RS - A  Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha é, novamente, parceira do Fórum da Liberdade. O IEE (Instituto de Estudos Empresariais), em parceria com a Endeavor e a PUC-RS, lança em 2017 a primeira Unconference - A oficina do Empreendedor, que ocorrerá nos dias 10 e 11 de abril de 2017, durante a 30ª edição do Fórum da Liberdade, em Porto Alegre/RS. Para mais informações sobre a 30ª edição do Fórum da Liberdade, consulte www.forumdaliberdade.com.br .

A atividade será realizada paralelamente ao evento principal e consistirá em um ambiente fechado de economia compartilhada, no qual o público do Fórum da Liberdade poderá contribuir com conhecimento, feedbacks, ideias, know-how, recursos financeiros, entre outros, para os projetos de impacto previamente selecionados (de cunho social, associativo, econômico, político) durante o evento. Os participantes contarão, também, com o auxílio de profissionais da Paim Comunicação e de professores da PUC-RS para apresentar suas ideias a todos os presentes que quiserem participar.

O objetivo é que os projetos selecionados façam suas exposições simultaneamente durante os dias 10 e 11/04/2017 com a contribuição de mediadores, que serão responsáveis pela coleta de informações, contatos e feedbacks do público no sentido de construir soluções para viabilizar ou alavancar a ideia inicialmente apresentada.

No primeiro dia de exposições, no horário das 14:00 às 17:00, haverá um pré-evento fechado para público selecionado, no qual executivos de mercado, mentores, profissionais liberais, profissionais da área de comunicação e professores passarão orientações iniciais sobre os projetos expostos, realizando uma espécie de coaching e orientação prévia à exposição.

As inscrições são gratuitas e os projetos selecionados poderão convidar até 10 pessoas para participarem do evento.

Dinâmica do evento:
Os projetos selecionados terão um espaço físico, dentro da área do Fórum da Liberdade, em que poderão expor, ao longo de todo o dia, o seu projeto para todo o público presente. O modelo será de exposição presencial, com utilização de um flip-chart ou equivalente para apresentações breves e dinâmicas do projeto que está sendo demonstrado. O sistema será semelhante a uma "Unconference", em modelos que podem ser vistos nas páginas https://en.wikipedia.org/wiki/Unconference  ou http://unconference.net .

Requisitos para participar:

Os projetos /empresas/think tanks/startups interessados deverão preencher este formulário de inscrição da Unconference - A Oficina do Empreendedor - 30º Fórum da Liberdade, até o dia 17/03/2017.

Critérios de seleção:
Serão selecionados os projetos com maior potencial de impacto, que se encaixem nos critérios abaixo:
(I) Problema & Impacto: buscamos iniciativas que busquem resolver problemas reais, que gerem impacto e que tenham um grande mercado a ser explorado.
(II) Diferencial: formas únicas ou superiores de resolver esse problema.
(III) Modelo de Negócios: negócios com potencial de escala e modelo de receita que permita sua sustentabilidade
(IV) Liberdade: projetos que respeitem os princípios de uma economia de mercado, Estado de Direito, propriedade privada e liberdades individuais.

Observações: (I) projetos que atuam no terceiro setor também poderão participar da seleção; (II) a seleção depende do cumprimento/atingimento dos critérios acima, não importando o tipo de projeto que você tem/imagina, ou qual estágio de maturidade se encontra.

Processo de avaliação:
(I) Fase zero: revisão das informações fornecidas no application pelas entidades organizadoras;
(II) Fase um: revisão e qualificação dos projetos inscritos com base nos critérios de seleção (mencionados acima). Cada application será revisado por pelo menos três avaliadores. Serão selecionados até 15 projetos.
(III) Fase dois: revisão e qualificação dos projetos selecionados com os maiores scores em cada categoria votados pelos avaliadores e pelo público do 30º Fórum da Liberdade para definição dos três vencedores.

Premiação
Os três melhores projetos selecionados receberão as seguintes premiações:
1º Lugar: Prêmio em dinheiro de R$ 2.000,00 + Mentoring com mentor ou empreendedor apoiado pela Endeavor + Desenvolvimento de um plano de comunicação e marketing básico, realizado pela Paim Comunicação;
2º Lugar: Prêmio em dinheiro de R$ 1.000,00 + Desenvolvimento de um plano de comunicação e marketing básico, realizado pela Paim Comunicação
Vencedor do Público: Mentoring com mentor ou empreendedor apoiado pela Endeavor

Não é possível a acumulação de premiações. Se o projeto escolhido pelo público coincidir com um dos vencedores das demais categorias, será escolhido o projeto mais votado seguinte que não tenha sido premiado anteriormente.

Fonte: Instituto de Estudos Empresariais - IEE

De Zotti - Assessoria de Imprensa
Em 08/03/2017