15 de Outubro de 2020
  • Zero Hora
  • Chamou Atenção
  • P. 4
  • 45.00 cm/col

Uma carona no Rio Jacuí

Um almoço entre amigos, na localidade de Três Vendas, em Cachoeira do Sul, no feriado de 12 de outubro, acabou marcado pelo resgate de um bugio no Rio Jacuí. O inusitado episódio foi registrado em vídeo, que viralizou nas redes sociais.


Os amigos estavam no almoço comemorativo do grupo que serviu em 1992 no 3º Batalhão de Engenharia de Combate, em Cachoeira do Sul. Por volta do meio-dia, um deles, que pescava às margens do Jacuí, viu o macaco reduzir a velocidade do nado durante a travessia. Ele já havia nadado cerca de cem metros dentro do rio. Na mesma hora, o grupo entrou no barco e decidiu auxiliá-lo.


As imagens, filmadas pelo caminhoneiro Renato Quadrado, de Guaíba, de 47 anos, mostram o animal nadando lentamente contra a correnteza do rio. Ele estava tentando atravessar o Jacuí. O barco com Renato e outros três amigos se aproxima do macaco na tentativa de auxiliá-lo. Nesse momento, o também caminhoneiro Cléber Martins, 46 anos, estende um remo para o bugio se equilibrar. O macaco segura a madeira, sem tentar se aproximar do barco. Os amigos reduzem a velocidade do motor para que o bicho se mantenha equilibrado até a outra margem, onde é deixado sobre as árvores.


O especialista em primatas e professor titular na Pontifícia Universidade Católica (PUCRS) Júlio César Bicca-Marques viu o vídeo e aprovou a iniciativa:


- As pessoas que fizeram este, digamos, resgate agiram corretamente, especialmente porque evitaram se aproximar do animal. Se não o tivessem auxiliado, também estariam corretos. O rio parecia ter uma certa correnteza que podia estar dificultando o bugio-ruivo de chegar na margem.