29 de Julho de 2020
  • Jornal de Gravataí
  • Cultura
  • P. 6
  • 24.00 cm/col

Programa RS Criativo completa um ano de atividades

Julho é um mês de comemoração para o RS Criativo – programa estratégico de governo criado pela Secretaria da Cultura (Sedac) em 2019 e executado por meio de convênio com o Ministério do Turismo (Secretaria de Economia Criativa). O programa colocou em prática um pilar estratégico para impulsionar a economia da cultura gaúcha.

A gestação do RS Criativo começou no início do governo Eduardo Leite, no bojo da refundação da Sedac, que agora em julho completou 30 anos. No começo, o programa continuou a parceria com o Tecna PUC (Centro Tecnológico Audiovisual do RS) e promoveu programas de capacitação e ações descentralizadas. Houve oferta de diversos cursos, oficinas e workshops, alcançando 4 mil empreendedores, e as ações foram potencializadas por caravanas que levaram cursos para nove regiões do Estado.

“O Programa mostrou potência desde o início”, lembra a secretária da Cultura, Beatriz Araujo. “Executar um programa voltado a um setor responsável por 4% do PIB do Estado é uma responsabilidade enorme, e quando deparamos com números tão representativos do ponto de vista de capacitações e parcerias, temos a certeza de que estamos no caminho certo. Mais do que isso: contribuindo para impulsionar a economia do Estado, com apoio irrestrito de um governador que acredita e aposta na Cultura”, comemora a secretária.