21 de Maio de 2020
  • Zero Hora
  • Notícias
  • P. 18
  • 30.00 cm/col

Processos de vestibulares são revistos

Atentas às mudanças provocadas pela pandemia de covid-19 no calendário da educação, diversas instituições de Ensino Superior no Estado estão promovendo alterações nos seus processos seletivos, o que afetará a preparação dos estudantes para as provas e o planejamento de suas famílias. Em algumas universidades, o vestibular deixará de ser presencial para ser realizado de maneira virtual; em outras, devido também ao adiamento das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2020, as datas previstas para a seleção do ano que vem estão sendo revistas.


Conforme a UFRGS, que não realiza vestibular de inverno, mas previa a aplicação do processo de verão em dois finais de semana (28 e 29 de novembro e 5 e 6 de dezembro), todos os aspectos que envolvem retomada presencial de qualquer atividade estão sendo analisados e avaliados por grupos de trabalho que estudam diferentes cenários. O vestibular deste ano, segundo a instituição, é uma dessas situações sob avaliação.


Na PUCRS, com inscrições abertas para o vestibular de inverno até o final do mês, a opção para manter a segurança dos candidatos e respeitar o distanciamento foi ampliar o acesso via Enem. Podem ser usadas notas obtidas no exame entre 2011 e 2019 para concorrentes que forem realizar a prova agendada online. A Unisinos também terá processo seletivo no meio do ano, com inscrições a partir da próxima segunda-feira. A universidade ainda não anunciou os detalhes do vestibular de inverno.


Na Feevale, além do vestibular agendado, onde o candidato opta por data disponibilizada no calendário, haverá o exame regular. Para esse, porém, ainda não há data definida: a universidade está verificando se a prova será online ou presencial. Em relação ao Enem, o adiamento não altera o calendário de seleção.