17/12/2014
Correio do Povo
Economia | Pág. 10
Clipado em 17/12/2014 07:12:00
Conselho prioriza a sustentabilidade

Sindiatacadistas cria grupo para trabalhar pela proteção do meio ambiente para promover o desenvolvimento sustentável das empresas no setor atacadista, contribuir para a elaboração de projetos sustentáveis e disseminar ações de preservação do meio ambiente, o Sindicato do Comércio Atacadista do Rio Grande do Sul (Sindiatacadistas-RS) criou o Conselho de Sustentabilidade.

Desde outubro, o grupo de conselheiros vem sendo estruturado para atuar na educação e na orientação das empresas. Após a sanção da lei de 2010, que trata da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), novos conceitos foram incorporados à legislação ambiental brasileira, como a figura do Poluidor Pagador, que transfere a responsabilidade e a conta para aquele que polui.

Em função disso, o sindicato estruturou uma área específica para atuar e informar dentro desses novos conceitos. "Tomamos a iniciativa de criar o Conselho de Sustentabilidade não só para promover a sustentabilidade dos resíduos sólidos, mas também das nossas atividades profissionais", explicou o presidente do Sindiatacadistas, Zildo De Marchi.

O setor atacadista congrega atualmente 13 mil empresas e gera 120 mil postos de trabalho no Estado. 0 Conselho tem como coordenador Luiz Henrique Hartmann, e como vice-coordenadores Nelson Lidio Nunes e Denis Pizza-to. Haverá também um Conselho Consultivo, composto por pes soas físicas e mais três colaboradores do sindicato que serão nomeados pelos coordenadores.

O Sindiatacadistas já promove ações voltadas ao desenvolvimento sustentável como o projeto Cicloatividade, que incentiva, entre outros pontos, a utilização de bicicletas na cidade, proporcionando condições para circulação nas ruas com a instalação de paraciclos.