18/12/2013
Jornal Minuano | jornalminuano.com.br
Geral
Clipado em 19/12/2013 09:49:26
Reunião trata de transferência do tema silvicultura para a Secretaria da Agricultura
Os representantes do setor florestal se reuniram na tarde de terça-feira com o secretário da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Luiz Fernando Mainardi, para reivindicar o envio à Assembleia Legislativa do Estado, do Projeto de Lei (PL),

que visa transferir o lócus institucional da silvicultura da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) para a Secretaria da Agricultura.

A minuta do projeto, elaborada pela Câmara Setorial das Florestas Plantadas, também altera as formas de gestão dos recursos do Fundo de Desenvolvimento Florestal (Fundeflor) e cria o Marco Legal para a regulamentação florestal e a adequação da Legislação Estadual ao Novo Código Florestal brasileiro.

O vice-presidente da Associação Gaúcha de Empresas Florestais (Ageflor), Luiz Augusto Alves, destacou que o PL vem para sanar as principais dificuldades do setor e as entidades estão unidas para discutir isso junto à Assembleia Legislativa. "Estamos aqui para endossar os documentos produzidos pela Câmara Setorial e reafirmar que o projeto deve ser encaminhado na íntegra, uma vez que seu conteúdo atende as reivindicações de toda a cadeia produtiva de base florestal do Estado", afirmou Alves.

Mainardi sugeriu que as entidades agendem uma audiência com o governador Tarso Genro para que as reivindicações do setor sejam apresentadas. "Entendemos que o Projeto de Lei é imprescindível para retomar o desenvolvimento da silvicultura e para que seja readquirida a competitividade do setor no cenário nacional", disse o secretário.

Segundo ele, é preciso encontrar uma solução para o impasse representado por mais de 90 mil hectares de florestas que já passaram do ponto de corte e que podem ser perdidas, com prejuízos para produtores e para a economia do Estado.

O documento entregue ao secretário da Agricultura, assinado pelas federações da agricultura, sindicatos, Ageflor, Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) e Associação Gaúcha de Florestadores (Agaflor), ainda ressalta o trabalho desenvolvido pela Câmara Setorial das Florestas Plantadas no sentido de orientar, discutir políticas públicas, estratégias e diretrizes para a cadeia produtiva de base florestal. Destacando o Diagnóstico de Gargalos do Setor produzido por ela e que deu origem à minuta do projeto.

Participaram da reunião representantes das entidades, Federação das Associações dos Municípios RS (Famurs), Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul),  Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag),  Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), Associação das Indústrias de Móveis do Estado do Rio Grande do Sul (Movergs), Sindicato das Indústrias de Móveis de Madeiras, Serrarias, Carpintarias, Marcenarias, Tanoarias, Madeiras Compensadas e Laminadas do RS (Sindimadeira), Sindicato das Indústrias do Papel, Papelão e Cortiça do Rio Grande do Sul (Sinpasul) e Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Extração de Madeiras e Lenhas (Sitieml).