01/10/2012
Zero Hora
Economia | Pág. 16
Clipado em 01/10/2012 06:10:13
Estado terá nova fábrica para eólica

A página do jornal solicitado
não está disponível


A francesa Alstom investirá R$ 25 milhões para construir uma fábrica em Canoas, na Região Metropolitana. No município, onde já tem uma unidade fabril de geradores elétricos, o grupo deve produzir torres metálicas para energia eólica, conforme o governo do Estado.

Conforme o secretário de Desenvolvimento e Promoção do Investimento, Mauro Knijnik, inicialmente a planta terá capacidade para fabricar 60 torres por ano. Após 12 meses de operação, será possível dobrar a produção, chegando a 120 unidades. O faturamento anual projetado é de R$ 150 milhões.

– Serão gerados 75 empregos diretos. A mão de obra especializada exigirá treinamento de algumas pessoas na Espanha – adianta Knijnik, acrescentando que o início da construção será imediato.

O modelo de estrutura metálica para sustentação de aerogeradores eólicos ainda não é fabricado no Rio Grande do Sul. A produção gaúcha se foca em torres pré-moldadas de concreto, utilizadas em parques eólicos como o de Osório.

– A nova unidade estará voltada ao mercado local e para o restante do país também – acrescenta o secretário.

A Alstom é um grupo francês que atua na área de infraestrutura de energia e transporte, em dois segmentos: indústria de materiais ferroviários e produção de energia. O protocolo de intenções para instalação da fábrica será assinado hoje pelo governo do Estado e pela empresa. No ato, deverão estar presentes o presidente da Alstom Brasil, Marcos Costa, e o diretor-geral de Wind da Alstom América Latina, Pierre François Chenevier.