18/07/2013
Zero Hora
Rosane de Oliveira | Pág. 10
Clipado em 18/07/2013 03:07:45
História contada em vídeos

A página do jornal solicitado
não está disponível


Na tentativa de se blindarem de imagens negativas, os integrantes do Bloco de Luta pelo Transporte Público que invadiram a Câmara de Porto Alegre há uma semana proibiram o que chamam de imprensa burguesa ou grande mídia de fazer a cobertura do que se passa desde então no plenário e nos corredores. Quem quiser acompanhar a ocupação pode contar com as transmissões ao vivo pela internet e com vídeos postados no YouTube pelos protagonistas e compartilhados por simpatizantes e críticos dos métodos usados no protesto.

Tão relevantes quanto os vídeos, que você pode conferir em www.zerohora.com/blogdarosane, são os comentários e as discussões sobre eles no Facebook. Os próprios manifestantes questionam a divulgação de gravações que podem comprometer a imagem do movimento. Em um deles, o mais comentado ao longo da quarta-feira, dois rapazes aparecem sentados com os pés sobre a mesa diretora, rindo. Um deles acende um cigarro e fuma diante dos cartazes que ocupam toda a parede atrás das cadeiras. O outro ensaia um refrão: “Dilma/ Rousseff/ legaliza o beque”.

Em outro, um rapaz segura a foto do prefeito José Fortunati para que seja usada como alvo por atiradores de dardos. Publicado com o título Ocupa Câmara POA –Vandalismo do bem, o vídeo tem a seguinte legenda: “Fizemos uma brincadeira sem violência com a foto de José Fortunati, e a mesma não foi danificada e já encontra-se como foi encontrada: intacta dentro da moldura”.

Felizmente, a audiência de conciliação resultou em acordo e hoje a Câmara será devolvida aos vereadores legitimamente eleitos e a todos os porto-alegrenses. Assim reza a democracia.

PARA MELHORAR A EDUCAÇÃO

Por meio de videoconferência, as 30 Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) do Estado irão participar do seminário internacional que discute, entre hoje e amanhã, a implantação do Ensino Médio Politécnico na rede estadual do Rio Grande do Sul. Iniciada em 2012 pelo 1º ano do Ensino Médio, a reestruturação curricular inclui ampliação da carga horária, integração de disciplinas e quesitos para aprovação.

Entre os conferencistas, estão nomes internacionais como Ana Benaventes, ex-secretária da Educação de Portugal, e o americano Michael Apple (de barba, na foto acima) professor da Universidade de Wisconsin-Madison, pesquisador na área de currículo escolar.

Os debates serão assistidos presencialmente por cerca de 1,5 mil professores, no Salão de Atos da UFRGS, e por mais 12 mil no Interior, graças à transmissão ao vivo. Em cada cidade, haverá debate após as conferências.

O secretário Jose Clovis de Azevedo diz que o interesse dos professores foi tal que, se tivesse oferecido 30 mil vagas para as videoconferências, elas teriam sido preenchidas.

ASSEMBLEIA - Salários de luxo

A lista de salários dos cargos em comissão mostra que alguns deles ganham mais do que os deputados. Esses supersalários se formam graças à acumulação de vantagens trazidas da passagem por outras funções.

Confira quem são os 10 CCs com a maior remuneração bruta:

Os vereadores devem refletir sobre os motivos de a invasão da Câmara não provocar comoção. Pode ser indício de que não estão cumprindo seu papel.

ALIÁS

Cachoeirinha só conseguirá estender o passe livre aos estudantes de mais de 16 anos porque a Câmara concordou em abrir mão de R$ 1,5 milhão por ano. Os menores de 16 já tinham transporte gratuito.

As galerias são o espaço adequado para as manifestações no Legislativo. Lugar no plenário se conquista pelo voto do eleitor.