15/09/2012
Jornal NH | jornalnh.com.br
Geral
Clipado em 16/09/2012 21:16:30
Rio Caí terá novas réguas para medição do nível das águas

Em trabalho conjunto com o uso de equipamento de GPS de precisão, um grupo de técnicos do Governo do Estado, da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) e do Corpo de Bombeiros Voluntários de Bom Princípio (Defesa Civil Municipal) realizou o levantamento dos pontos onde, em breve, serão instaladas três réguas que permitirão mais precisão no acompanhamento do nível do rio Caí e do arroio Mauá. Com isso, o Corpo de Bombeiros Voluntários terá acesso a informações de melhor qualidade que poderão dar à entidade condições de emitir, com maior antecedência, alertas de inundações nas comunidades daquela região. O mesmo poderá ser feito no caso de estiagem.

Estima-se que a instalação das réguas seja efetivada dentro de um mês. Antes disso, será necessário o nivelamento das réguas em relação ao nível do mar, uma vez que as medições atuais não possuem tal referência, criando confusão de leitura. A medida para parametrizar as réguas georreferenciando-as é importante e tem de ser feita com todas as estações das instituições que medem as cotas dos rios.

Por parte do Governo do Estado, a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) e o Departamento de Recursos Hídricos (DRH) da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) se responsabilizaram pelo levantamento. A instalação das réguas será feita pela CPRM, que também dará treinamento e apoio ao Corpo de Bombeiros Voluntários de Bom Princípio. Cabe ressaltar que essas réguas de medição se somarão a uma rede já existente e operada pela CPRM para a prevenção de desastres naturais.