15/12/2017
Bom Dia
Geral | Pág. 2
Clipado em 15/12/2017 11:12:09
Erechim não aparece entre os 10 de maior PIB no RS

A Fundação de Economia e Estatística (FEE) e as demais instituições estaduais, em conjunto e sob a coordenação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgaram o Produto Interno Bruto (PIB) dos municípios relativos a 2015.

Cinco Cenários
Erechim não aparece entre os 10 primeiros no Rio Grande do Sul nos cinco cenários apresentados: Maior Produto Interno Bruto, Maior Valor Adicionado Bruto da Agropecuária, Maior Valor Adicionado Bruto da Indústria, Maior Valor Adicionado Bruto dos Serviços e Maior PIB Per Capita.

Os maiores
Os 10 maiores na sequência são: Porto Alegre, Caxias do Sul, Canoas, Gravataí, Novo Hamburgo, Passo Fundo, Santa Cruz do Sul, Triunfo, Pelotas e Rio Grande.

2014
O PIB representa a soma, em valores monetários, de todos os bens e serviços finais produzidos numa determinada região ou cidade, durante um período determinado. Vasculhei o site da FEE e não consegui encontrar o ranking de todos os municípios do Rio Grande do Sul, apenas relativos ao ano de 2014 quando Erechim aparecia em 16º lugar, mas com a crise industrial dos últimos anos poderá afetar a colocação.

Aratiba a melhor
O único município da AMAU que aparece num dos cenários apresentados é Aratiba, com o terceiro lugar no Estado no Maior PIB Per Capita (R$ 139.770.09), atrás apenas de Triunfo e Pinhal da Serra.

Benjamin Constant do Sul, o pior
Outra cidade do Alto Uruguai, Benjamin Constant do Sul aparece entre os piores PIB Per Capita do RS com (R$ 11.963, 48), melhor apenas que Alvorada, Caraá, Ametista do Sul e Barra do Guarita.

A diferença
A diferença entre Aratiba e Benjamin Constant do Sul é de 11,68 vezes, e mostra os contrastes de uma região pequena com má distribuição de renda.