22/04/2013
Zero Hora
Geral | Pág. 26
Clipado em 25/04/2013 10:04:33
Controlar poluição, o desafio da Capital
Seminários em Porto Alegre tratam de temas como os inventários de emissões atmosféricas

Inspirada no exemplo de cidades como Rio, São Paulo e Belo Horizonte, Porto Alegre se prepara para criar seu inventário de emissões atmosféricas – um monitoramento das fontes de poluição atmosférica. Com isso, a Capital poderá ser a primeira grande cidade da região Sul a implantar uma política municipal contra as mudanças climáticas.

Para tratar questões deste gênero, a cidade recebe hoje e amanhã dois eventos ligados às mudanças climáticas (veja ao lado).

Sobre o inventário: a primeira reunião para implantá-lo ocorreu em 2012, durante a Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente, a Rio +20. No final do ano, um protocolo de intenções foi firmado entre os secretários do Rio Grande do Sul e do Rio para capacitar gestores e fazer o inventário de emissões de gases de efeito estufa.

Por meio desse convênio sem custo para o município, explica o secretário do Meio Ambiente, Luiz Fernando Záchia, a prefeitura poderá se preparar para ter um inventário até o final do ano. É um diagnóstico dos impactos, das regiões e dos itens que mais emitem gases atmosféricos. A previsão de Záchia é de que, em maio, os técnicos cariocas venham passar uma semana em Porto Alegre treinando técnicos da prefeitura. Neste primeiro momento, a população não se envolve no processo.

Criada em 2009, a política municipal de mudanças climáticas do Rio estabelece metas de redução das emissões de 8% em 2013, 16% até 2016 e 20% até 2020. Segundo o gerente de Mudanças Climáticas da prefeitura do Rio, Nelson Moreira Franco, os principais emissores são os setores de transporte, resíduos e indústria. Por isso, as principais áreas no treinamento serão gestão de resíduos, mudanças climáticas, compras sustentáveis, transporte e licenciamento ambiental.

lara.ely@zerohora.com.br
LARA ELY
Fique ligado
HOJE
- 2º Encontro de Secretários de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras
AMANHÃ
- 2º Fórum de Mudanças Climáticas das Cidades de Baixo Carbono
ONDE
- Hotel Sheraton (Rua Olavo Barreto Viana, 18 – Moinhos de Vento)
INSCRIÇÕES
- São grátis, mas limitadas. Devem ser feitas por e-mail: secretaria@ilades.org.br