15/04/2014
Portal IG | ig.com.br
Geral
Clipado em 16/04/2014 11:53:33
Startup brasileira lança impressora 3D com leitor de cartão de memória
Cliever apresenta CL1 Black Edition na Inside 3D Printing, evento do setor de impressão 3D que ocorre em São Paulo

A Cliever, fabricante de impressoras 3D brasileira, lança nesta quarta-feira (16) um nova impressora que funciona a partir de um cartão de memória, sem a necessidade de estar conectada a um computador enquanto trabalha. A Cliever é uma startup incubada na Raiar, projeto da PUC-RS, e participa nos dias 16 e 17 deste mês do Inside 3D Printing, evento do setor de impressão 3D, realizado em São Paulo. A nova impressora chamada CL1 Black Edition já está à venda, com produtos em pronta-entrega, e custa R$ 5.199.

LEIA TAMBÉM: Inspiradas pela MakerBot, startups exploram impressão 3D no Brasil

Além do leitor de cartão de memória, a nova versão da CL1 tem conexão USB e uma pequena tela LCD monocromática com teclado direcional na qual o usuário pode acessar os arquivos do cartão e enviá-los para a impressão. De acordo com Rodrigo Krug, CEO da Cliever, em conversa com o iG, todo o sistema eletrônico e mecânico da máquina que deu origem a essa foi revisto, ampliando em 30% a qualidade e velocidade de impressão. O leitor de cartão entende mais de dez formatos que comuns nos projetos de objetos 3D.

Krug lembra que o usuário ainda precisará do computador para criar seus objetos, mas ressalta que a impressão pode ser totalmente independente. Uma nova versão do software de desenvolvimento de objetos 3D também será lançada no evento. O novo modelo, entretanto não substitui o anterior que atualmente custa R$ 4.650. Segundo ele, ambos as versões continuam à venda.

A novidade do leitor de cartão, presente em modelos de fabricantes internacionais como a MakerBot, grande precursora da impressão 3D no mundo, foi desenvolvida para atender demandas dos clientes em geral e também daqueles que trabalham com a terceirização da impressão de objetos em 3D.

Segundo Krug, sem a necessidade de estar conectada a um computador, a impressora deixa o usuário mais livre para desligar sua máquina ou mesmo levar o notebook para outro lugar enquanto o objeto é impresso.

Na quinta-feira (17), às 15h15, Rodrigo Krug fará a palestra Os desafios de empreender em 3D no Brasil, na qual apresentará a CL1 Black Edition.