11/12/2014
RS Urgente | rsurgente.wordpress.com
Geral
Clipado em 11/12/2014 17:58:40
RS ganha 23ª Unidade de Conservação: a reserva do Banhado do Maçarico

A página do jornal solicitado
não está disponível


A nova reserva estadual abriga um dos conjuntos de ecossistemas da planície costeira mais importantes para a conservação da biodiversidade no RS. (Foto: Eduardo Veléz)

O Rio Grande do Sul ganhou uma nova Unidade de Conservação: a Reserva Biológica Estadual Banhado do Maçarico, uma área com 6.253 hectares, localizada no município de Rio Grande. A criação da reserva foi oficializada nesta quinta-feira (11) pelo governo do Estado por meio de publicação no Diário Oficial. Agora, o RS passa a contar com 23 Unidades de Conservação (UCs). A medida interrompe um jejum de quase dez anos. A última Unidade de Conservação no Estado foi criada em 2005, com o Parque Estadual Quarta Colônia.

O projeto para a criação da reserva foi coordenado pelo diretor geral da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), o biólogo Luís Fernando Perelló, e pelos pesquisadores: Eduardo Vélez (Universidade Federal do Rio Grande do Sul); Giovanni Maurício (Universidade Federal de Pelotas); Glayson Bencke (Fundação Zoobotânica); e Henrique Ilha (Estação Ecológica do Taim - Esec Taim, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade).

A nova reserva estadual abriga um dos conjuntos de ecossistemas da planície costeira mais importantes para a conservação da biodiversidade no RS. "Tratam-se de banhados, cordões litorâneos, campos arenosos, dunas, turfeiras e fragmentos de matas de restinga, tudo ainda muito íntegro", assinala Perelló. Por conta disso, essa região foi indicada como uma das Áreas Importantes para a Conservação das Aves da BirdLife Internacional (Important Bird Areas-IBA).

O decreto que institui a Unidade de Conservação define qual será o papel da reserva: preservar a dinâmica hídrica das áreas de nascentes que alimentam o sistema hidrológico do Taim sul e as drenagens naturais associadas ao estuário da laguna dos patos; preservar amostras das fisionomias palustres do banhado do maçarico e seus ecossistemas associados; preservar uma área de reconhecida importância internacional para a conservação das aves; e garantir a integridade de habitats para manter populações de espécies ameaçadas de extinção.

A reserva permitirá proteger espécies como o pássaro macuquinho-da-várzea, o pássaro migratório caboclinho-de-papo-branco, o gavião-cinza a noivinha-de-rabo-preto e o caminheiro-grande. A administração e o gerenciamento da Reserva Biológica Estadual Banhado do Maçarico ficará a cargo da Sema.