| 
                                            O 2º Fórum Internacional de Mudanças Climáticas das Cidades de Baixo Carbono, promoção da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e do Instituto Latino-Americano de Desenvolvimento Econômico Sustentável, debaterá, amanhã, em Porto Alegre, a necessidade  de motivar organismos nacionais e do exterior para investimentos em programas voltados à redução da emissão de carbono nas cidades. 
 O presidente do instituto e do fórum, Marcino Fernandes Rodrigues, informou que atualmente, em São Paulo, os óbitos por problemas respiratórios, em decorrência da poluição urbana, já superam o das  vítimas de acidentes de trânsito.
 
 Salientou que, junto com o saneamento básico, com o tratamento dos resíduos sólidos e com a mobilidade, a qualidade do ar nas áreas urbanas passou a ser a grande prioridade.
 
 “Isto exige recursos financeiros de organismos como os ministérios das Cidades e do Meio Ambiente, além do Banco Mundial, BID, governos de países como o Reino Unido, a Corporação Andina de Fomento e o Fundo do Mercosul”, explicou.
 
 O encontro será realizado no Sheraton Porto Alegre Hotel, contando com cerca de 400 participantes entre prefeitos, secretários municipais de Meio Ambiente, empresários, executivos e representantes da comunidade acadêmica.
 
 Paralelamente, acontece o 2º Encontro de Secretários de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras.
 |