|
O novo representante dos advogados gaúchos será escolhido hoje. O candidato da situação, Ricardo Breier, da chapa 1 – OAB Mais, enfrenta o representante da oposição, Paulo Torelly, da chapa 3 – Muda OAB. O pleito que define o novo presidente da OAB/RS (Ordem dos Advogados do Brasil no Estado) será realizado das 9h às 17h, em Porto Alegre e nas 106 subseções do Estado.
Na capital, as urnas eletrônicas se encontram no terceiro andar do Praia de Belas Shopping. Para aqueles que pretendem votar no shopping, no período entre 9h e 10h, é indispensável a apresentação da carteira de advogado para acessar o local de votação, pois o Praia de Belas só abre ao público geral a partir das 10h. Para ingressar antes disso, será exigido o porte do documento.
O voto é obrigatório para todos os advogados inscritos na OAB. O eleitor pode utilizar para votar sua Carteira de Identidade de Advogado, RG, carteira de habilitação, Carteira de Trabalho e Previdência Social ou ainda o passaporte. O mandato é de três anos, com posse já agendada para 1º de janeiro. Situação e oposição Ricardo Breier pretende dar continuidade ao trabalho do atual presidente, Marcelo Machado Bertoluci.
“Queremos dar seguimento à gestão iniciada em 2007. Desde então, houve a completa recuperação da instituição”, afirma. “Além disso, nossa chapa vai eleger como conselheiro federal Claudio Lamachia, que será o futuro presidente nacional da OAB”, completa Breier, candidato da chapa 1. Já pelo lado da oposição, Paulo Torelly critica a atual gestão de finanças da instituição.
“Na nossa gestão iremos institucionalizar todos os procedimentos de gestão financeira e orçamentária priorizando a atividade fim da OAB na defesa das prerrogativas da advocacia”, ressalta. “Vamos adotar a transparência na gestão do patrimônio e dos recursos da advocacia, bem como a imediata adoção de concurso público para a seleção de pessoal”, finaliza Torelly, que concorre pela chapa 3.
Polêmica na chapa 2 Carlos Cavalheiro, que viu sua candidatura pela chapa 2 ser impugnada, criticou, em nota, a comissão eleitoral. Segundo ele, a decisão foi tomada por “mero capricho”e teve “evidente caráter antidemocrático”.
“Vamos investir na estrutura das nossas salas e subseções, intensificar o projeto da caravana das
prerrogativas, ampliar as conquistas legais, como
os 30 dias de férias em lei para os advogados e os prazos processuais contados em dias úteis.”
RICARDO BREIER - CANDIDATO DA CHAPA – MAIS OAB
“A OAB/RS carece de planejamento estratégico, orçamentário e financeiro. A notícia de negócios de milhões feitos na véspera de processos eleitorais,
bem como a gastança sem critérios, está com os dias contados.”
PAULO TORELLY - CANDIDATO DA CHAPA – MUDA OAB
|