14/06/2017
Zero Hora
Marta Sfredo | Pág. 14
Clipado em 14/06/2017 03:06:35
Sinais de transição

Pode não ser grande coisa, mas perceber que o desempenho dos segmentos industriais está dividido quase ao meio entre crescimento e queda é uma das melhores notícias embutidas na divulgação do PIB gaúcho, feita ontem pela FEE.

De crises profundas e duradoura, é impossível sair saltitando. Sinais mistos são característicos de períodos de transição entre o ambiente recessivo e o de retomada. É esse o quadro mais promissor da economia do Estado, além da expectativa aberta pelo maior peso da safra de grãos no segundo trimestre.

A agropecuária permitiu a inversão do sinal no PIB nacional e estadual, com o detalhe que a maior contribuição da safra histórica esperada na soja ocorre no segundo trimestre. Enquanto o país teme a volta para o vermelho de abril a junho, no Estado é possível sonhar com um crescimento razoável no período.

A exportação ajudou a indústria a ter alta de 0,7% em relação ao primeiro trimestre de 2016. Durante o dia, a Fiergs atualizou o resultado de maio: pequeno avanço de 1,2%. Para a entidade, inexpressivo. Mas segue no positivo.