27/11/2013
Jornal VS
Comunidade | Pág. 9
Clipado em 27/11/2013 07:11:09
Monitoramento de rios é fundamental, diz especialista
Bacia do Sinos será uma das beneficiadas no RS

São Leopoldo - A implementação de uma sala de monitoramento dos recursos hídricos do Rio Grande do Sul com uma de suas bases no Rio dos Sinos, em Campo Bom, é elogiada por integrantes de municípios e ambientalistas da região. Para o biólogo e professor do curso de Ciências Biológicas, Gestão Ambiental e Engenharia Ambiental da Unisinos, Jackson Müller, a criação do espaço, ainda que tardia, representará avanços na área de gestão dos recursos da bacia.

"Estamos atrasados em relação a necessidade de discussão desta questão em pelo menos uns 15 anos. Ainda mais o Sinos sendo uma bacia que vive conflitos contínuos e que não tem capacidade de suportar todos os seus usos. Existem bacias que contam com um sistema semelhante há mais de uma década ", comenta. "Mesmo assim, toda a informação para a prevenção de riscos é muito positiva, ainda mais associada ao nosso importante serviço meteorológico. A implementação da sala é uma medida fundamental, especialmente para a Bacia do Sinos que representa 20% do PIB gaúcho, contribuindo diretamente para a economia do Estado", diz Müller.

Há três meses em fase experimental a sala deve ser inaugurada em 15 dias. Além do Sinos serão vistoriadas as bacias do Caí e do Taquari. A implementação faz parte do pacote de ações previstas no Plano Nacional de Gestão de Risco e Resposta a Desastres Naturais, lançado pela presidente Dilma Rousseff em agosto do ano passado. O plano estabelece que sejam montadas salas de situação em todos DS estados do País, por meio de um acordo de cooperação com a Agência Nacional de Águas (ANA).

A intenção com a criação dos espaços é a previsão antecipada, por até 48 horas, de inundações e períodos de estiagem em áreas de risco. Instalada junto à Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), no centro de Porto Alegre, a sala gaúcha ainda não foi inaugurada por falta de pessoal. De acordo com o geógrafo e coordenador da sala, João Manuel Trindade Silva, até o fim deste mês deverão ser contratados, de forma temporária, profissionais de Meteorologia e Hidrologia para o local. Para o início do ano que vem um concurso público deverá ser lançado.

PRÓ-SINOS VAI DISCUTIR SANEAMENTO

Na próxima semana o saneamento estará em pauta na região com a realização do Terceiro Seminário Internacional de Saneamento e 1ª Conferência Regional dos Planos de Saneamento, na Feevale, em Novo Hamburgo. O evento é uma realização do Consórcio Pró-Sinos e da empresa Concremat e acontece nos dias 2 e 3 de dezembro, no campus 2 da universidade hamburguense (RS-239, 2755).

A programação prevê, entre outros assuntos, a apresentação do disgnóstico preliminar do saneamento nos municípios consociados, a fiscalização e os sistemas de proteção contra cheias. Para o evento estão sendo disponibilizadas 150 vagas.

Inscrições e a programação completa podem ser conferidas no site do Consórcio www.consorcioprosinos.com.br.