16/10/2012
Correio do Povo
Cidades | Pág. 14
Clipado em 16/10/2012 06:10:57
Creluz mantém programa ambiental

A Cooperativa de Energia e Desenvolvimento, com sede em Pinhal, realiza ações na área ambiental em parceria com educandários do Médio Uruguai.

A iniciativa mais recente ocorreu na escola estadual Mathias Baldaíno Huppes, em Cristal do Sul, incluindo palestras e plantio de mudas de árvores nas margens da ERS 587. Mais de 200 pessoas, entre alunos e professores, participaram das atividades.

"O projeto visa à formação de um túnel verde para arborizar e embelezar a rodovia e o acesso a Cristal do Sul", diz o presidente da Creluz, Elemar Battisti.

Conforme ele, além de reforçar a importância do uso consciente das riquezas naturais, a Creluz recebe grupos de colégios e de outras entidades no horto florestal, em Pinhal, e nas suas seis usinas.

Em setembro, a cooperativa doou 650 mudas de espécies nativas ao curso de Ciências Biológicas do Cesnors/ UFSM de Palmeira das Missões. Battisti ressalta que os projetos ecológicos acontecem permanentemente.

"Estamos ampliando e modernizando nosso viveiro próprio para aumentar a produção de mudas de árvores nativas."

Nos últimos anos, lembra, também houve o plantio de exemplares em áreas próximas às usinas. Em 2010, o trabalho ambiental foi premiado em Londres e, neste ano, conquistou o Mérito Ambiental Henrique Luiz Roessler, instituído pela Fepam.