02/06/2014
Correio do Povo
Taline Oppitz | Pág. 3
Clipado em 02/06/2014 05:06:25
Famurs alerta para insegurança

As pequenas e médias cidades do interior do Estado estão desprotegidas com a transferência de policiais para Porto Alegre durante a Copa. A avaliação é da Famurs, que realizou pesquisa junto aos municípios para averiguar a situação da segurança. Segundo a entidade, pequenos municípios, com menos de 10 mil habitantes, ao contrário da promessa feita pelo governo, foram atingidos com transferências. São os casos de localidades como Alecrim, Camargo, Ciríaco, David Canabarro, Progresso e Quinze de Novembro.

No levantamento, a entidade constatou que também foram afetados médios municípios, como Bento Gonçalves, que teve 16 policiais cedidos; e Santo Ângelo, em que foi realizada a transferência de 27 policiais para a Capital. Na região Metropolitana, a Prefeitura de Cachoeirinha perdeu um terço do efetivo para auxiliar na Copa. Foram 30 policiais deslocados da cidade, considerada uma das mais violentas do Estado, com 827 furtos e roubos, e dez homicídios neste ano. O presidente da Famurs, Valdir Andres, lamentou o fato de ter sido desrespeitado acordo firmado pela entidade com o secretário do Gabinete dos Prefeitos, Jorge Branco. “A situação é um grande problema para os nossos municípios”, disse o dirigente, defendendo como solução a convocação da Força Nacional, como em São Paulo e no Rio de Janeiro.

PTB adia indicação de suplente

A indicação do PTB, para a suplência de Olívio Dutra na disputa ao Senado, foi mais uma vez adiada e ocorrerá apenas na próxima semana. O partido ainda está debatendo questões internas antes de tomar a decisão. A ex-prefeita de Santa Cruz do Sul Kelly Moraes continua sendo a principal cotada para a vaga.

Anseio

O desfecho da indicação do pré-candidato ao Senado, na chapa de José Ivo Sartori, do PMDB, na disputa ao Piratini, está gerando rumores nos bastidores entre lideranças partidárias. Como o PSB teve a reivindicação atendida e emplacou Beto Albuquerque na vaga, há expectativa e o anseio de que Germano Rigotto possa acabar abrindo voto em favor da campanha da presidente Dilma Rousseff à reeleição. O ex-governador, no entanto, está recolhido e, por ora, evita falar sobre qualquer tema que envolva as eleições deste ano.

Data marcada para o fim do boicote

O trabalhista Ciro Simoni acredita que será votado nesta terça-feira, na Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia, parecer a projeto apresentado por Frederico Antunes que altera o regimento interno. Caso a mudança, que ainda dependerá do aval do plenário, seja aprovada pelo grupo, em caso de empate para os cargos de vice-presidente e relator em CPIs e comissões, vencerá o embate o deputado mais velho, não o escolhido por voto de Minerva do presidente. Com o avanço da proposta, Ciro afirma que o impasse político estará solucionado e que será encerrado o boicote de aliados à CPI da Energia a partir da próxima semana.

Apartes

Uma nova reunião, marcada pelo Executivo, discutirá amanhã alterações na resolução que proíbe hospitais de pequeno porte de realizar partos e intervenções cirúrgicas, em vigor desde 10 de março. A medida tem gerado críticas e mobilizações de prefeituras e levou a Secretaria da Saúde a flexibilizar a posição. Em encontro na última semana, o diretor do Departamento de Assistência Hospitalar e Ambulatorial, Marcos Lobato, reconheceu que foi um erro não ter chamado prefeitos para a discussão prévia.