Chegará a R$ 30 milhões o investimento da francesa Alstom em uma fábrica de torres metálicas para equipamentos de geração de energia eólica em Canoas, na Região Metropolitana.
A produção deve começar no primeiro semestre de 2013, com produção anual de 120 unidades. A fábrica será construída ao lado da planta da Alstom que produz transformadores e reatores.
O protocolo de intenções foi assinado ontem na sede da Secretaria de Desenvolvimento e Promoção do Investimento entre o secretário Mauro Knijnik, o presidente da Alstom Brasil, Marcos Costa, e o diretor-geral de Wind da Alstom América Latina, Pierre François Chenevier.
A fábrica será a segunda da Alstom na América Latina no segmento de energia eólica. No ano passado, a empresa inaugurou uma unidade de aerogeradores em Camaçari (BA). Em Canoas, serão criados 90 empregos diretos, sendo 80% de mão de obra local. O faturamento projetado da fábrica é de R$ 150 milhões.
– A unidade já tem encomendas: as 35 torres para completar o complexo eólico Corredor do Senandes, da Odebrecht, que será erguido em Rio Grande – disse Costa, destacando a estratégica posição geográfica da nova fábrica, que também irá exportar para a América Latina.
|