07 de Fevereiro de 2018
  • Jornal VS
  • Esportes
  • P. 15

Aleca auxiliará na arbitragem de competições nacionais

São Leopoldo - A equipe da Associação Leopoldense de Ecologia e Canoagem (Aleca) foi convidada para auxiliar arbitragem da primeira etapa do 23° Campeonato Brasileiro e para a 1° Etapa da 5° Copa Brasil de maratonas aquáticas. A competição será realizada na Ilha do Pavão, em Porto Alegre, entre os dias 22 e 25 deste mês. Os 18 caiaques da Aleca auxiliarão no balizamento dos maratonistas durante as provas. "Estamos muito contentes com o convite da Federação Gaúcha de Desportos Aquáticos, pois mostra que estamos nos tornando uma referência, além de um reconhecimento do nosso trabalho", disse a coordenadora do projeto Canoagem na Escola, Daniela Maioli.

HISTÓRICO DE CONQUISTAS

A Aleca é fruto de um projeto da Secretaria de Educação (Smed) de São Leopoldo. São cerca de 100 alunos da rede pública de ensino envolvidos nos processos de conceitos básicos e aprimoramentos das remadas. Criado em 2006, o projeto inicialmente era uma alternativa de atividades para as crianças que tinham como hábito tomar banho nas águas do Rio dos Sinos. Para regulamentar a equipe nas competições, foi criada, então, em 2011, a Associação Leopoldense de Ecologia e Canoagem (Aleca).

MEDALHAS

Em 2017, a equipe se consagrou campeã na Copa Brasil de Canoagem Velocidade e Paracanoagem e conquistou 15 medalhas de ouro, 17 de prata e sete de bronze no &Campeonato Brasileiro de Canoagem Velocidade e Paracanoagem, ambos em Curitiba. Os últimos resultados positivos contribuíram coma convocação de quatro Metas para a seleção brasileira, no Sul-Americano de Canoagem Velocidade realizado em novembro, no Uruguai.