10 de Outubro de 2018
  • GaúchaZH
  • Esporte

Judô gaúcho conquista 10 medalhas no Campeonato Brasileiro Sênior

Dona de oito das 10 medalhas do RS no evento, a Sogipa foi o clube destaque na competição

Ohana Constante

Tatianna Amaya / CBJ
Aléxia Castilhos venceu a final por ippon em 25 segundos de lutaTatianna Amaya / CBJ

O judô gaúcho brilhou mais uma vez no tatame do Campeonato Brasileiro de Judô, nesta quarta-feira (10), em Lauro de Freitas, na Bahia. Dona de oito das 10 medalhas do Rio Grande do Sul no evento, a Sogipa foi o clube destaque na competição nacional.

A atleta gaúcha sensação do torneio foi a porto-alegrense Aléxia Castilhos. A jovem de 23 anos venceu a potiguar Veronice Chagas com um ippon em 25 segundos de luta e se consagrou bicampeã na categoria até 63kg.

— Na realidade eu não esperava ganhar em tão pouco tempo. Estava com outra estratégia, mas pra isso eu precisava que ela segurasse no meu kimono e, então, faria um golpe que poderia ser pontuação. E, a partir daí, seguraria a luta até o final. Como ela não segurou no meu kimono, facilitou para que eu conseguisse subir a mão, aí fiz o uchi mata. Juntei bem para não correr o risco de ter alguma reversão, e então foi ippon — explicou Aléxia, após a luta.

O RS foi o estado grande vencedor do Brasileiro. O Rio de Janeiro ficou em segundo lugar, com quatro ouros e cinco bronzes. E São Paulo, em terceiro, com três ouros, sete pratas e sete bronzes.

O evento é a última etapa para contar pontos no ranking nacional. Os líderes estão diretamente classificados para a seleção principal de judô que representará o Brasil em 2019.
Ouro

60kg - Raphael Miaque (Sogipa)
63kg - Aléxia Castilhos (Sogipa)
66kg - Airton Silva (GNU)
70kg - Aine Schimidt (Sopipa)
73kg - Alex Pombo (Sogipa)
Prata

48kg - Nathália Brígida (Sogipa)
Bronze

60kg - Rodrigo Lopes (Sogipa)
73kg - David Lima (Sogipa)
78kg - Nathalia Parisoto (GNU)
100kg - Renan Nunes (Sogipa)