13 de Abril de 2018
  • Zero Hora
  • Rosane de Oliveira
  • P. 10

Vereadores a bordo

Só metade dos 36 vereadores abraçou a ideia do presidente da Câmara, Valter Nagelstein (PMDB), de realizar uma sessão especial sobre as águas do Guaíba para discutir temas como poluição, transporte hidroviário e mobilidade.

Pela manhã, a sessão ocorreu a bordo do catamarã e teve palestra do empresário Hugo Fleck, dono da Catsul, que explora a linha Porto Alegre-Guaíba e falou da possibilidade de criação de novas rotas. O presidente da EPTC, Marcelo Soletti, participou do roteiro.

Os vereadores almoçaram na ilha do Grêmio Náutico União e continuaram a sessão à tarde, a bordo do barco Cisne Branco, que faz passeios pelo Guaíba.

Por questões de segurança, para tirar a foto acima, na proa do catamarã, normalmente vedada aos passageiros, os vereadores foram obrigados a vestir coletes salva-vidas.

- Porto Alegre se desenvolveu a partir do Guaíba, mas acabou transformando o lago no esgoto da cidade, além de não explorar o turismo e o transporte hidroviário - lamentou o presidente da Câmara.

O diretor-geral do Dmae, Darcy Nunes dos Santos, mostrou a necessidade de investimentos em saneamento e defendeu o projeto da prefeitura que abre a possibilidade de parceria com a iniciativa privada.