02 de Março de 2018
  • O Diário
  • Esportes
  • P. 10

Fernando Ponte vence duas provas do Campeonato Brasileiro

Nadador estanciense é o atual campeão nacional da modalidade

Fernando Ponte segue firme no trabalho rumo aos Jogos Olímpicos de 2020. As primeiras braçadas do nadador estanciense em competições oficiais em 2018 ocorreram no último fim de semana. Ponte conquistou a medalha de ouro nas provas de 5km e 10km, disputadas na etapa inaugural do Campeonato Brasileiro de Maratonas Aquáticas, que ocorreu na sede do Grêmio Náutico União (GNU) — clube que o atleta defende, em Porto Alegre.

Com isto, o competidor demonstrou que quer o bicampeonato nacional da modalidade, já que levou o título brasileiro na temporada passada. Além disso, ele também não escondeu sua satisfação em retomar à seleção, que disputará as primeiras etapas da Copa do Mundo. "Minha estratégia deu certo e estou muito feliz por isso. Importante também nadar em casa e só tenho a agradecer", afirmou.

FOCO NAS COMPETIÇÕES INTERNACIONAIS

O estanciense traçou seu planejamento para 2018 pensando nas disputas do circuito mundial. "Objetivo é ficar entre os cinco melhores e, quem sabe, fechar o ano no Top 3", disse otimista. Por conta disso, vai dedicar a maior parte do seu tempo às competições internacionais. "Terei um ano longo com as etapas do circuito mundial e este é o foco. Ter bons resultados nesta competição e a primeira prova já será em março, no Catar", contou.

OLIMPÍADA É POSSÍVEL

O Brasil possui uma extensa tradição em disputas de maratonas aquáticas, o que fortalece e impulsiona os resultados de Fernando Ponte a sonhar com a participação na Olimpíada de 2020, em Tóquio. "O cenário brasileiro é um dos mais competitivos", apontou.

Além disso, considera que esta e a próxima temporada serão determinantes para a realização deste sonho. "A Olimpíada é bem possível, este é um ano de amadurecimento no circuito internacional. No próximo, começam as seletivas olímpicas", concluiu.

AVALIAÇÃO 2017

"Foi o ano mais importante da minha carreira". Desta forma que Fernando Ponte classifica a temporada de 2017. O nadador fez história defendendo o Brasil no Mundial, quando alcançou a inédita 54 colocação. "Foi um ano de muitas conquistas, onde consegui resultados em nível nacional e bons resultados competindo com a elite do esporte, quando fui muito bem", ressaltou. Além disso, mesmo não disputando todas as etapas do circuito mundial, ele alcançou o 82 lugar na classificação geral.